A arte, o urbano e o social: um espaço de provocação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234606112014064

Mots-clés :

arte , urbano , intervenção

Résumé

Este artigo tem como objetivo propor considerações sobre os novos espaços ocupados pela arte e como essa pode interferir no espaço comum, no espaço urbano, criando uma rede de significações e reestruturando relações no meio urbano. A reorganização da sociedade contemporânea engloba também a reorganização dos espaços da arte, para exemplificar tais intervenções buscou-se destacar a obra de dois artistas que trabalham exclusivamente no espaço urbano, Jenny Holzer e Rafael Lozzano-Hemer. Diante de tais considerações busca-se visualizar como a arte comporta-se inserida no espaço das cidades, bem como inquirir outros arranjos de composições e fazeres que provoquem intensidades do viver.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Tatiana Palma Guerche, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do Curso de Artes Visuais Licenciatura Plena, da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Artes Visuais habilitação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Especialista em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Membro Interartec/Cnpq e Labinter/PPGART/CAL/UFSM. Bolista PROEXT 2014. 

Andreia Machado Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS - Brasil e pela Université de Montreal/UdM - Canadá, Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Clínica - UFRGS; SenseLab research-creation group - Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia - UFSM; e coordenadora do gpc InterArtec/Cnpq e do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo) - UFSM. Artista Multimídia com experiência nas áreas de arte e tecnologia, subjetivação contemporânea, sistemas interativos, TIC e EaD; bem como produção de projetos culturais e educacionais. Professora Adjunta II da UFSM no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação. Membro da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas/ANPAP.

Références

BAUMAN, Zygmunt Baumam. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahr, 2001.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Paris: Minuit, 1986. [Foucault.Trad. Bras. Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 1991]

______________. Spinoza: cours Vincennes. In: DELEUZE, G. Le cours de Gilles Deleuze. 13 jan. 1981. Disponível em: http://www.webdeleuze.com/php/liste_texte. php?groupe=Spinoza Acesso em: dez. 2012.

DIAS, RMS. Notas introdutórias de uma analítica no campo das modelizações voca- cionais. In JACÓ-VILELA, AM., CEREZZO, AC., and RODRIGUES, HBC., orgs. Clio-psyché: fazeres e dizeres psi na história do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Centro Edels- tein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 262-274. ISBN: 978-85-7982-061-8. Available from SciELO Books < http://books.scielo.org>.

______________. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo:capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

______________. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

______________. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.

______________. Microfísica do Poder. 21 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HEMMER, Rafael L. Reflexiones em torno a cabos sueltos. Diálogo entre José Luis Barrios y Rafael Lozano Hemmer. In: Algunas cosas pasan más veces que todo el tempo. Espanha: Turner, 2007.

HOLZER, Jenny. Projections. Disponível em: <http://www.jennyholzer.com> Acesso em: set. 2014.

LOZANO-HEMMER, Rafael. Rafael Lozano Hemmer. Disponível em: <http://www.lozano-hemmer.com> Acesso em: set. 2014.

NASCIMENTO, E. Performar o discurso: teatro, travestismo, corpo-cidade. VIS: revista do PPG-Arte/UnB, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 29-37, jan./jun. 2011.

PALLAMIN, Vera M. Arte Urbana: São Paulo Região Central (1945-1998): Obras de caráter temporário e permanente. São Paulo, Fapesp: 2000.

Téléchargements

Publiée

2014-07-31

Comment citer

GUERCHE, Tatiana Palma; VIEIRA, Andreia Machado. A arte, o urbano e o social: um espaço de provocação. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 64–78, 2014. DOI: 10.5965/2175234606112014064. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/2175234606112014064. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.