A arte, o urbano e o social: um espaço de provocação
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234606112014064Mots-clés :
arte , urbano , intervençãoRésumé
Este artigo tem como objetivo propor considerações sobre os novos espaços ocupados pela arte e como essa pode interferir no espaço comum, no espaço urbano, criando uma rede de significações e reestruturando relações no meio urbano. A reorganização da sociedade contemporânea engloba também a reorganização dos espaços da arte, para exemplificar tais intervenções buscou-se destacar a obra de dois artistas que trabalham exclusivamente no espaço urbano, Jenny Holzer e Rafael Lozzano-Hemer. Diante de tais considerações busca-se visualizar como a arte comporta-se inserida no espaço das cidades, bem como inquirir outros arranjos de composições e fazeres que provoquem intensidades do viver.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt Baumam. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahr, 2001.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Paris: Minuit, 1986. [Foucault.Trad. Bras. Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 1991]
______________. Spinoza: cours Vincennes. In: DELEUZE, G. Le cours de Gilles Deleuze. 13 jan. 1981. Disponível em: http://www.webdeleuze.com/php/liste_texte. php?groupe=Spinoza Acesso em: dez. 2012.
DIAS, RMS. Notas introdutórias de uma analítica no campo das modelizações voca- cionais. In JACÓ-VILELA, AM., CEREZZO, AC., and RODRIGUES, HBC., orgs. Clio-psyché: fazeres e dizeres psi na história do Brasil [online]. Rio de Janeiro: Centro Edels- tein de Pesquisas Sociais, 2012. p. 262-274. ISBN: 978-85-7982-061-8. Available from SciELO Books < http://books.scielo.org>.
______________. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo:capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
______________. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
______________. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
______________. Microfísica do Poder. 21 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HEMMER, Rafael L. Reflexiones em torno a cabos sueltos. Diálogo entre José Luis Barrios y Rafael Lozano Hemmer. In: Algunas cosas pasan más veces que todo el tempo. Espanha: Turner, 2007.
HOLZER, Jenny. Projections. Disponível em: <http://www.jennyholzer.com> Acesso em: set. 2014.
LOZANO-HEMMER, Rafael. Rafael Lozano Hemmer. Disponível em: <http://www.lozano-hemmer.com> Acesso em: set. 2014.
NASCIMENTO, E. Performar o discurso: teatro, travestismo, corpo-cidade. VIS: revista do PPG-Arte/UnB, Brasília, DF, v. 10, n. 1, p. 29-37, jan./jun. 2011.
PALLAMIN, Vera M. Arte Urbana: São Paulo Região Central (1945-1998): Obras de caráter temporário e permanente. São Paulo, Fapesp: 2000.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tatiana Palma Guerche, Andreia Machado Vieira 2014
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade