A crítica de arte no entrecruzamento da palavra com a imagem

Auteurs

  • Lindomberto Ferreira Alves Mestrando em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) http://orcid.org/0000-0001-7832-1734

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234612282020143

Mots-clés :

crítica genética, crítica de processo, processos criativos, crítica de processos criativos, crítica de arte

Résumé

Partindo de uma elaboração de caráter geneológica, que recupera os percursos teóricos da crítica de processos criativos, busca-se perscrutar, a partir dos aspectos que atravessam seus procedimentos teórico-críticos, caminhos possíveis aos desafios enfrentados pela crítica de arte ante a intrincada relação obra-processo tensionada pela poética artística contemporânea.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lindomberto Ferreira Alves, Mestrando em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Artista-educador, pesquisador, crítico e curador independente. Mestrando em Teoria e História da Arte pelo PPGA-UFES (2018/20). Licenciando em Artes Visuais pela UNAR/SP (2020) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2013). É membro do grupo de pesquisa "Curadoria e Arte Contemporânea" e integra a equipe da "Plataforma de Curadoria" (DAV-UFES), plataforma virtual focada nos processos de criação em curadoria. Possui textos publicados em livros, catálogos e revistas especializados nos campos da história, teoria e crítica de arte. Suas investigações privilegiam a análise dos processos de criação na arte contemporânea, de modo especial, no estudo de produções cujos processos criativos colocam arte, vida e obra no mesmo plano de contágio.

Références

AGAMBEN, G. Arqueologia da obra de arte. In: Revista Princípios, Natal, v. 20, n. 34, p. 349-361, jul.-dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/7549>. Acesso em: 10 mai. 2019.

ARANTES, P. Arte e mídia no Brasil: perspectivas da estética digital. In: ARS, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 52-65, 2005. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/cap/ars6/arantes.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.

ARAÚJO. G. A. Poética(s): a criação artística em fricção com o(s) tempo(s) presente(s). In: Cena, Porto Alegre, n. 23, p. 111-120, set.-dez. 2017. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/75024/44813>. Acesso em: 10 mai. 2019.

ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 320p.

BASBAUM, R. Cica e sede crítica. In: BASBAUM, R. (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Marca d’Água Livraria e Editora, 2001. 414p. p. 15-27.

BOURRIAUD, N. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 192p.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 176p.

CARDOSO, D. R.; SALLES, C. A. Crítica genética em expansão. In: Revista Ciência e Cultura, São Paulo, v. 59, n. 1, p. 44-47, jan.-mar. 2007. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252007000100019>. Acesso em: 10 mai. 2019.

CIRILLO, A. J. Imagem-lembrança: comunicação e memória no processo de criação. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

___________. Arquivos pessoais de artistas: questões sobre o processo de criação. Vitória: UFES/ProEx, 2019a. 100p.

___________. Além das nuvens brancas: mediações da cultura no processo de criação de Attílio Colnago. In: CIRILLO, A. J.; BELO, M.; GRANDO, A. (Org.). Nuvens no papel: impressões sobre o processo de criação. Vitória: UFES/ProEx, 2019b. p. 129-135. 136p.

COCCHIARALE, F. Crítica: a palavra em crise. In: BASBAUM, R. (Org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Marca d’Água Livraria e Editora, 2001. 414p. p. 377-381.

CRUZEIRO, C. P. Arte e realidade: aproximação, diluição e simbiose no século XX. Tese (Doutorado em Belas Artes) – Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2014.

DANTO, A. Arte sem paradigma. In: Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ano 7, n. 7, p. 198-202, 2000.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins, 2010. 648p.

DUCHAMP, M. O ato criador. In: BATTCOCK, G. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975. 288p. p. 71-74.

DUVE, T. D. Quando a forma se transformou em atitude – e além. In Arte & Ensaios (UFRJ). Rio de Janeiro, n. 10, p. 93-105, 2003.

ECO, U. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1991. 186p.

FABBRINI, R. N. O fim das vanguardas: da modernidade à pós-modernidade. In: IV Seminário Música, Ciência e Tecnologia: Fronteiras e Rupturas. São Paulo: Fapesp/ECA – USP, 2012, p. 31-47.

FAVARETTO, C. F. Deslocamentos: entre a arte e a vida.In: ARS, São Paulo, v. 9, n. 18, p. 94-109, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ars/article/view/52788/56631>. Acesso em: 10 mai. 2019.

FREIRE, C. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras & MAC-USP, 1999. 200p.

FERREIRA, T. M. Redes de escrituras: confluências narrativas nos livros de processo de A Pedra do Reino, microssérie de Luiz Fernando Carvalho. 2015. 155 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

GALARD, J. Ao lado da política: poderes e impoderes da arte. In PESSOA, F. & CANTON, K. Sentidos e arte contemporânea – Seminários Internacionais Museu Vale do Rio Doce. Vila Velha: Museu Vale, 2007.

GOYA, E. J. Estudo de processo de criação artística. In: Simpósio Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2., 2009, Goiânia. Anais do II Simpósio Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: FAV/UFG, 2009. p. 01-12. Disponível em: <https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/up/778/o/2009.GT3a_Edna_Goya.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.

GRANDO, Angela. Quebra de paradigmas e transitar etnográfico na arte brasileira na virada dos anos 60. In: XXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Vitória: UFES, 2009, p. 178-186. Disponível em: <http://www.cbha.art.br/pdfs/cbha_2009_grando_angela_art.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.

GRÉSILLON, A. Alguns pontos sobre a história da crítica genética. In: Estudos Avançados, São Paulo, v. 05, n. 11, p. 07-18, jan.-abr. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000100002>. Acesso em: 10 mai. 2019.

____________. Elementos de crítica genética: ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: UFRGS, 2007. 336p.

HAY, L. Essais de critique génétique. Paris: Flammarion, 1979. 236p.

______. O texto não existe: reflexões sobre crítica genética. In: ZULAR, R. (Org.). Criação em processo: ensaios sobre a crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. p. 29-44. 253p.

HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, Museu de Arte do Rio (MAR), 2014.

KOSSOVITCH, L. Rancière e a Labor. In: Textura: Revista de Psicanálise, n. 5. São Paulo: Publicações Reuniões Psicanalíticas, 2005.

MCDONALD, R. The death of the critic. London/New York: Continuum, 2007.

OLIVEIRA, A. C. A interação na arte contemporânea. In: Galáxia (PUC-SP), São Paulo, n. 04, p. 33-66, 2002. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/1290/788>. Acesso em: 10 mai. 2019.

OITICICA, Hélio. A criação plástica em questão: respostas. In: Programa HO. Rio de Janeiro: Itaú Cultural, PHO 159/68, 1968.

OLIVEIRA, B. B. C. A construção do crítico: Benjamin e os românticos. In: ArteFilosofia, Ouro Preto, n.6, p. 26-33, abr. 2009. Disponível em: <https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/viewFile/692/648>. Acesso em: 10 mai. 2019.

RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

REGINA, S. L.; SANTOS, A. E. C. A crítica genética e os textos literários: um diálogo com outros saberes. In: Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro, v. 19, n. 05, p. 09-22, 2015. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xix_cnlf/cnlf/05/001.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.

RODRIGUES, U. A. Codicologia, história e cultura. In: ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 03, p. 614-627, jul.-set. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8641656>. Acesso em: 10 mai. 2019.

SALLES, C. A. Criação em processo: Ignácio de Loyola Brandão e Não verás país nenhum. 1990. 255 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.

___________. Crítica Genética: uma introdução. São Paulo: Educ, 1992. 111p.

___________. Gesto Inacabado: processo de criação artístico. São Paulo: FAPESP, 1998. 168p.

___________. Imagens em construção. In: Olhar, São Carlos, ano 2, n. 4, p. 1-8, 2000. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~revistaolhar/pdf/olhar4/Cecilia.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019.

___________. Redes da criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Horizonte, 2006. 176p.

___________. Crítica de processos criativos. In: 16º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP) – Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais, 16., 2007, Florianópolis. Anais do 16º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP) – Dinâmicas Epistemológicas em Artes Visuais. Florianópolis: ANPAP/UFSC, 2007. p. 124-135. Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/013.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019.

___________. Da crítica genética à crítica de processo: uma linha de pesquisa em expansão. In: SIGNUM: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 20, n. 02, p. 41-52, ago. 2017a. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/27384>. Acesso em: 10 mai. 2019.

___________. Acompanhamento de processos de criação: algumas reflexões. In: Aspas, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 27-39, 2017b. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/aspas/article/view/139967/139691>. Acesso em: 08 out. 2019.

SANTOS, P. R. E. Arquivos de cientistas: gênese documental e procedimentos de organização. São Paulo: Associação de Arquivistas de São Paulo, 2005.

PINO, C. A. A ficção da escrita. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004. 272p.

PLAZA, Julio. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. In: ARS, São Paulo, v. 1, n. 02, p. 09-29, 2003. Disponível em: <http://www.mac.usp.br/mac/expos/2013/julio_plaza/pdfs/arte_e_interatividade.pdf>. Acesso em: Acesso em: 10 mai. 2019.

TAVARES, M. Processos de criação na arte. [Palestra proferida em 23/09/2011]. In: I Seminário do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação. São Paulo: ECA, 2011. p. 36-48. Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002913390.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2019.

WEIDUSCHADT, L. Quando devolvemos a voz ao artista. In: Arte em tempos de crise: olhares sobre o processo de criação – Seminário Íbero-americano Poéticas da Criação, 5., 2018, Vitória. Anais do V Seminário Íbero-americano Poéticas da Criação. Vitória: UFES/PROEX, 2018. p. 162-166.

WILLEMART, P. Crítica genética e história literária. In: Manuscrítica, São Paulo, v. 10, p. 165-185, 2001. Disponível em: <http://revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/941>. Acesso em: 10 mai. 2019.

_____________. A crítica genética hoje. In: Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 130-139, jan.-jun. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/alea/v10n1/v10n1a10.pdf>. Acesso em: 08 out. 2019.

ZIELINSKY, M. Crítica e criação em recíprocas conexões e rupturas. In: Porto Arte, Porto Alegre, v. 16, n. 27, p. 89-97, 2009. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/18190/10701>. Acesso em: 08 out. 2019.

ZULAR, R. (Org.). Criação em processo: ensaios sobre a crítica genética. São Paulo: Iluminuras, 2002. 253p.

Téléchargements

Publiée

2020-08-29

Comment citer

ALVES, Lindomberto Ferreira. A crítica de arte no entrecruzamento da palavra com a imagem. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 28, p. 143–162, 2020. DOI: 10.5965/2175234612282020143. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/15023. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção aberta