Forjando narrativas do eu através de registros de si: Amalia Ulman e sua encenação com selfies no Instagram

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234611242019137

Mots-clés :

retrato fotográfico, encenação, selfie, Instagram, Amalia Ulman

Résumé

O que vemos em uma fotografia corresponde com a realidade? Com a prática das selfies nos últimos anos, foi possível estar mais próximo de uma intimidade tida como verossímil. Todavia, o que vemos pode ser uma encenação do cotidiano através da imagem encenada (POIVERT, 2010) com as especificidades da selfie (TIFENTALE, 2016) frente ao (autor)retrato tradicional moderno. Para exemplificar este fenômeno com as selfies é feita a análise de “Excellences and Perfections” da artista Amalia Ulman que forja uma narrativa de seu cotidiano através de postagens no aplicativo Instagram. O trabalho possibilita elucidar como o (autor)retrato/selfie pode ser ambíguo, colocando em jogo a relação entre “vida real” e o encenado.

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Biographie de l'auteur

Thiago Lethi Costa, Université fédérale de Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC-UFRJ), bacharel em Psicologia (IP-UFRJ) e em Rádio e Tv (Eco-UFRJ).

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Publiée

2019-06-06

Comment citer

COSTA, Thiago Lethi. Forjando narrativas do eu através de registros de si: Amalia Ulman e sua encenação com selfies no Instagram. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 137–151, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019137. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12569. Acesso em: 22 déc. 2024.

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