DISPOSITIVO DE CAMINHADA: VALIE REPLACEMENT
DOI :
https://doi.org/10.5965/21752346102202018181Mots-clés :
dispositivo de caminhada, Valie Export, colagem, feminismo, Lambe-lambeRésumé
Valie Replacement (2017) consiste em uma série de colagens realizadas a partir de obras pictóricas renomadas que representam figuras femininas. Pensando na dicotomia da representação da mulher nas artes, objeto x sujeito, o trabalho propõe justapor sobre os corpos das mulheres pintadas uma imagem icônica da artista Valie Export. As colagens podem ser impressas em folha de ofício e distribuídas como um dispositivo de caminhada, um objeto que opera como um propositor de deslocamento. Nesta ação, a pessoa que receber o cartaz será instruída a caminhar em busca de um local para fixá-lo (um poste, um orelhão, um ponto de ônibus, uma lixeira, etc.). O trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina Tópicos em Poéticas Contemporâneas 2: Poéticas da Caminhada e do Deslocamento - Programa de Pós-graduação em Arte (PPG-ARTE/UnB) - ministrada pela Profa. Dra. Nivalda Assunção.
Téléchargements
Références
MIYOSHI, A. Janine Antoni e a história da arte. Revista da História da Arte e Arqueo-logia, UNICAMP, n.15, 2011, p.133-144.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade