Cartas e cartografias urbanas: diálogos sobre a experiência estética num desejo de compreender a cidade contemporânea

Autores/as

  • Rodrigo Gonçalves dos Santos Universidad Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Ramon Martins da Silva Federal Institute of Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234606122014114

Palabras clave:

percepção urbana , experiencia estética , fenomenologia , ciadade, poética

Resumen

O ensaio é composto por quatro cartas trocadas entre os autores nas quais são descritas cidades fantásticas, procurando por meio dessas descrições gerar um deslocamento para refletir sobre as cidades contemporâneas e seus processos de expressão territorial e planejamento. Optamos por uma escritura experimental que procura trazer o lugar do sensível na compreensão e percepção da cidade. As cartas acionam um marco teórico fenomenológico e a partir dele reflexões sobre a experiência perceptiva e estética da cidade são realizadas, fazendo voar o desejo de uma cidade que possa ser um laboratório urbano prenhe de possibilidades nas constituições dos sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Gonçalves dos Santos, Universidad Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Foi professor do Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entre 2003 e 2013. Atualmente é Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Estuda experiências estéticas e perceptivas e as relações destas com as teorias e metodologias projetuais em arquitetura e urbanismo. 

Ramon Martins da Silva, Federal Institute of Santa Catarina

Designer Industrial e Artista/Videomaker. Formado em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Brasil) e estudou Belas Artes na Universitat de Barcelona (Espanha). Possui a cidade, a paisagem urbana e as próprias experiências resultantes do seu envolvimento vital com tais contextos como laboratórios experimentais ao seu desenvolvimento artístico e criativo. Utiliza a fotografia, o audiovisual e as palavras como principais suportes às suas construções poéticas, tanto de pesquisa quanto de prática.

Citas

ÁBALOS, Iñaki. A boa-vida: visita guiada às casas da modernidade. Barcelona: Gustavo Gilli, 2003.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993. BRANDÃO, Ludmila de Lima. A casa subjetiva: matérias, afectos e espaços domés-

ticos. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Bra- sileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. 2002 p.20-28.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas, 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins

Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PALLASMAA, Juhani. A geometria do sentimento: um olhar sore a fenomenologia da arquitetura. In: NESBITT, Kate (org.) Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: Cosac Naify, 2008.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.

RASMUSSEM, Steen Eiler. Arquitetura vivenciada. São Paulo: Martins Fontes, 1998. SANTOS, Rodrigo Gonçalves dos. Perceber o (in)visível: o corpo desenhando uma trajetória existencial no espaço e no objeto. 2011. Tese (Doutorado) Programa de Pós-

-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. SILVA, Ramon Martins da. Um percurso por cidades visíveis e invisíveis: interferên-

cia no espaço público como possibilidade de significar a paisagem visual do ambiente urbano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Design de Produto), Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SYKES, A. Krista (org.) O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica (1993- 2009). São Paulo: Cosac Naify, 2013.

Publicado

2014-12-06

Cómo citar

SANTOS, Rodrigo Gonçalves dos; SILVA, Ramon Martins da. Cartas e cartografias urbanas: diálogos sobre a experiência estética num desejo de compreender a cidade contemporânea. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 114–128, 2014. DOI: 10.5965/2175234606122014114. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5443. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção aberta

Artículos más leídos del mismo autor/a