Bastidores da tragédia “Otelo” (1949): aproximações entre as pinturas dos irmãos Bellini e o desenho de figurino de Oliveira

Autores/as

  • Paula Alvares Ampessan UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0008

Palabras clave:

Pernambuco de Oliveira, Otelo, Renascimento veneziano, Desenhos de figurinos

Resumen

Este artigo visa investigar um desenho de figurino desenvolvido para a tragédia “Otelo” para o Teatro do Estudante do Brasil no ano de 1949. O objeto, como fonte primária, é descrito e analisado com objetivo de identificar características formais que revelam escolhas artísticas de Pernambuco de Oliveira, desenhista responsável. Conforme sugere o tempo e espaço desta peça shakespeariana, a escola de pintura veneziana é indicada, particularmente em Gentile e Giovanni Bellini, alcançando os símbolos emprestados ao desenho - em uma transferência da pintura para o desenho e como a diferença de suporte se manifesta. Nesse exame comparativo, busca-se compreender como o personagem representado ganha contorno, sugerindo um diálogo entre as artes plásticas e cênicas, capturando as semelhanças e as soluções visuais deste.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBIERI, Donatella. Costume in Performance: Materiality, Culture and the Body. London: Bloomsbury, 2017. E-book Kindle.

BOUCHER, François. História do Vestuário no Ocidente. São Paulo: CosacNaify, 2012.

DAVIS, Robert C; LINDSMITH, Beth. Renaissance People: Lives that shaped the Modern Age. London: Thames & Hudson Ltda., 2019.

FONTANA, Fabiana Siqueira. O Teatro do Estudante do Brasil de Paschoal Carlos Magno. Rio de Janeiro: Funarte, 2016.

FUNARTE/Centro de Pesquisa e Documentação. Desenhos Artísticos. In: Biblioteca Sophia. Disponível em: <http://cedoc.funarte.gov.br/sophia_web>. Acesso em: 29 abr. 2021.

HOLLANDER, Anne. Seeing Through Clothes. New York: The Viking Press, 1978.

HOLLANDER, Anne. Fabric of Vision: Dress and Drapery in Painting. London: Bloomsbury Publishing, 2016.

LEÃO, Raimundo Matos de. História do Teatro: oito aulas da Antiguidade Grega ao Romantismo. Salvador: EDUFBA, 2014.

LEVENTON, Melissa (org.). História Ilustrada do Vestuário: um estudo da indumentária, do Egito Antigo ao final do século XIX, com ilustrações dos mestres Auguste Racinet e Friedrich Hottenroth ao final. Tradução Livia Almentadry. São Paulo: Publifolha, 2013.

RUGOLO, Ruggero. Venice Where to Find Bellini Carpaccio Titian Tintoretto Veronese. Firenze: Scala Group S.p.A., 2003.

SHAKESPEARE, William. Otelo: O Mouro de Veneza. Tradução: Lawrence Flores Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. E-book Kindle.

THE NATIONAL GALLERY. Gentile Bellini. Disponível em: <https://www.nationalgallery.org.uk/artists/gentile-bellini>. Acesso em 19 dez. 2023.

THE NATIONAL GALLERY. Giovanni Bellini. Disponível em: <https://www.nationalgallery.org.uk/artists/giovanni-bellini> . Acesso em 19 dez. 2023.

VIANA, Fausto; MUNIZ, Rosana (org). Diário de Pesquisadores: Traje em Cena. Estação das Letras e Cores: São Paulo, 2012.

Publicado

2024-08-17

Cómo citar

ALVARES AMPESSAN, Paula. Bastidores da tragédia “Otelo” (1949): aproximações entre as pinturas dos irmãos Bellini e o desenho de figurino de Oliveira. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25156. Acesso em: 17 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática