Arte, educação e registro: as várias formas da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615352023239

Palavras-chave:

Educação museal, Arquivos na educação, Ensino de arte

Resumo

O artigo parte da problemática sobre como documentar aquilo que profissionais do ensino da arte planejam em/para exposições em museus e centros culturais, apresentando reflexões teóricas que correlacionam os conceitos de memória, arquivo e documento. O texto tem como objetivos debater relações entre documento e memória no ambiente cultural da América Latina, apontar como tais vínculos acarretam em distintas formas de registro e proporcionar reflexão a respeito das diferentes formas que a memória de nossas práticas educativas em arte podem ganhar, ao nos integrarmos com nossa paisagem cultural. A escrita apresenta resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo (esta realizada em Lima, Peru), referenciada em leituras dos campos da arte, da educação, da história e da semiótica da cultura, a partir de autores como Artières (1998), Farge (2009), Lotman (1998), Pinheiro (2020), Sennet (2020), Taylor (2013) e Zumthor (1993). Dentre os resultados, ressalta-se o entendimento de que a escolha da forma mais apropriada para o registro de uma memória tem relação com o que se considera que precisa ser lembrado e que incluir essas outras formas de manifestação da memória amplia o que entendemos por conhecimento.

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Biografia do Autor

Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira Salgado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP) e em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). É pesquisadora do grupo "Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem", da PUC-SP.

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

SALGADO, Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira. Arte, educação e registro: as várias formas da memória. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 35, p. 239–268, 2023. DOI: 10.5965/2175234615352023239. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/22192. Acesso em: 28 mar. 2024.