Artes visuales y educación a distancia:
paroxismo en interacciones en tiempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613292021037Palabras clave:
Cibercultura, Enseñanza de las artes visuales., Enseñanza remota.Resumen
El artículo reflexiona sobre la enseñanza de las Artes Visuales en un contexto remoto y pandémico, desde la incidencia de inestabilidades, transformaciones y desafíos en la labor docente, en la que el espacio escolar se traslada a los espacios de los hogares de estudiantes y docentes. Es posible observar la importancia de los lazos de confianza en la relación familia-escuela y de los docentes como personajes indispensables en este contexto desafiante, donde las artes junto con las practicas educativas sugieren formas de [re] conocimiento y transformación social en medio de la cibercultura.
Descargas
Citas
BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo
a uma sociedade performativa. Educação & Realidade. V. 35, n. 2, 2010. Disponível
em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865 Acesso em 24 out.
CONCEIÇÃO, Daiane L. da. Aplicativos educacionais no ensino da matemática: po-
tencialidades de uso em concepções e práticas docentes. 103 p. 2018. Dissertação
de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de
Pelotas.
COUTINHO, Karine; ALVES, Jefferson. As Artes na Base Nacional Curricular. Textura,
v. 22, n. 50, p.241-264, abr/jun 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/
index.php/txra/article/view/5538 Acesso em: 30 maio 2020.
CPERS. 562 alunos, 24 turmas, dois filhos, salário cortado; a realidade do educa-
dor gaúcho na pandemia. Disponível em: https://cpers.com.br/562-alunos-24-tur-mas-dois-filhos-salario-cortado-a-realidade-do-educador-gaucho-na-pandemia/ Acesso em: 20 out. 2020a.
CPERS. Em Assembleia histórica, quase 2 mil educadores firmam resistência pela
vida e contra aulas presenciais. Disponível em: https://cpers.com.br/em-assembleia-historica-quase-2-mil-educadores-firmam-resistencia-pela-vida-e-contra-aulas-presenciais/ Acesso em: 09 out. 2020b.
DELGADO, Paulette. La capacitación docente, el gran reto de la educación en lí-
nea. 2020. Disponível em: https://observatorio.tec.mx/edu-news/capacitacion-do-
cente-covid Acesso em: 27 out. 2020.
DIAZ, Esther. Las grietas del control – vida, vigilancia y caos. Buenos Aires: Editorial
Biblos, 2011.
EÇA, Teresa; MAÑERO, Julia; MAESO-BRONCANO, Ana. Reflexiones III · IV · V - Re-
flexiones desde la educación y las artes en la era COVID-19. Communiars. Revista de Imagen, Artes y Educacion Crítica y Social, v. 4, 2020. p. 14-20.
FILLIPI, Aminie. Estas son las ‘apps’ que han ayudado a los niños a hacer los debe-
res durante el confinamento. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2020/06/04/ mamas_papas/1591248447_765322.html Acesso em: 19 out. 2020.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual – Mudança Educativa e projeto de trabalho.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Ale-
gre: Penso, 2014.
MANSOURI, Fethi. As implicações socioculturais da COVID-19. In: UNESCO. Organi-
zação das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Disponível em: https://
pt.unesco.org/news/implicacoes-socioculturais-da-covid-19 Acesso em: 09 out. 2020.
NÓVOA, António. Educação 2021: Para uma história do futuro. 2009. Disponível
em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/670/1/21232_1681-5653_181-199.pdf
Acesso em: 26 out. 2020.
NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: A
viewpoint on the future school. Prospects. V. 49, 2000. 35-41p. Disponível em:
https://doi.org/10.1007/s11125-020-09487-w Acesso em: 10 ago. 2020.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, 2001.
Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf.Acesso em: 15 jul. 2020.
SANTOS, Isabel Cristina; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Tecnologias digitais e Artes
Visuais: o desenho virtual com o aplicativo Strava. In: João Batista Bottentuit Junior.
(org.). E-Book do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação/
IV Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação [recurso eletrônico]. 1ed.
São Luís - MA: EDUFMA, 2019, p. 1345-1358. Disponível em: https://drive.google.
com/file/d/12V0u_ykLns5A3xLUBYdJ4KqsOgAlNqq/view?usp=sharing Acesso em:
out. 2020.
SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as
instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SOUZA, Fabiana L. de; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Práticas pedagógicas em Artes
Visuais com smartphone. Seminário de História das Artes, v. 01, p. 01-11, 2019. Dis-
ponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/17910
Acesso em: 20 out. 2020.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/implicacoes-socioculturais-da-covid-19.Acesso em: 09 out. 2020.
UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.
unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 23 out.2020.
VIANA, Gabriela. Oito motivos para não criar um perfil no Facebook para uma crian-
ça. 2013. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/
oito-motivos-para-nao-criar-um-facebook-para-uma-crianca.html Acesso em: 26
out. 2020.
WHITE, David; LE CORNU, Alison. Visitors and Residents: a new typology for online
engagement. First Monday, v. 16, n. 9, 2011. Disponível em: http://journals.uic.edu/
ojs/index.php/fm/article/view/3171/3049 Acesso em: 21 jan. 2020.
ZAMPERETTI, Maristani Polidori; ROSSI, Flávia Demke (2016). Tecnologias e ensino de
Artes Visuais – apontamentos iniciais da pesquisa. Holos (Natal. Online), v.8, p.190-
Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2031 Acesso em: 23 out.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2021-01-01 (2)
- 2021-01-01 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Maristani Polidori Zamperetti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade