Bromelie: Esercizi di percezione della natura in base agli studi di Goethe e Holdrege

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020039

Palabras clave:

camminata, natura, Goethe, osservazione, proposta artistica

Resumen

L’articolo presenta una proposta artistica che comprende camminata ed esercizi di disegno, scrittura e corpo per la percezione di una pianta. La concezione della natura si basa sugli studi scientifici di Goethe e sulle riflessioni della ricerca di Craig Holdrege. Cerchiamo di esplorare le possibilità di essere aperti ai fenomeni della natura, utilizzando la pianta come guida nel processo.

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Biografía del autor/a

Daniela Vicentini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Daniela Vicentini formou-se em bacharelado em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP, 1995); fez mestrado em História Social da Cultura, na PUC-Rio, em 2000. É doutoranda no programa de pós-graduação da UDESC (ingresso em 2019), na linha de pesquisa em Processos Artísticos Contemporâneos. Participa do Grupo de Pesquisa “Articulações Poéticas”. De 2001 a 2005, lecionou na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e na UniBrasil, em Curitiba. Em 2006, foi uma das vencedoras do prêmio editorial Iberê Camargo, publicou “Tríptico à Iberê” (Cosac Naify, 2010) e, em parceria com Fernando Burjato, “Arte brasileira nos acervos de Curitiba” (Segesta, 2010). Em 2014, realizou a exposição individual, Ma r, no Centro Cultural Badesc, em Florianópolis; e, em 2015, Vai vem ver, no Museu da Gravura, em Curitiba. Em 2009 e 2010, realizou o Treinamento em Goetheanismo, em 2019, concluiu a formação em Terapia Artística Antroposófica, ambos na Associação Sagres, Florianópolis. www.danielavicentini.com.br

Citas

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Publicado

2020-01-01

Cómo citar

VICENTINI, Daniela. Bromelie: Esercizi di percezione della natura in base agli studi di Goethe e Holdrege. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 039–050, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020039. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16448. Acesso em: 21 dic. 2024.

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Sección

Artigos Seção temática