O MUSEU CURADOR: APARECIMENTO, CONSERVAÇÃO E APAGAMENTO DA OBRA DE ARTE
DOI:
https://doi.org/10.5965/21752346102202018167Palabras clave:
museu de arte, curadoria, arte imaterial, acervosResumen
Nas últimas quatro décadas uma quantidade considerável de instituições museais, díspares em suas finalidades, voltaram-se para constituir narrativas que objetivaram propor sentidos a suas coleções e as formas de exibi-las. A hipótese central deste texto centra-se no museu curador como uma instituição capaz de produzir uma história da arte particular, nem sempre articulada com os cânones da disciplina e mais atenta às táticas e aos dispositivos de uma “cultura da curadoria”. Para tanto, buscaremos debater, um conjunto ações-em-obra que expressaram pela cultura curatorial, a existência de uma produção artística deliberadamente criada, transformada e extinta para e dentro de instituições museológicas.
Descargas
Citas
BELTING, Hans. Antropologia da Imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM; Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, 2014, p.92-93.
BRAZ, I. O que exatamente torna os museu de hoje tão diferentes, tão atraentes?, MIDAS. Museus e Estudos Interdisciplinares, nº 6, 2016.
BRITTO, R. “Museu da Universidade Federal do Pará. Atribuição de valores ao patrimônio histórico musealizado”. 1º Simpósio Cientifico ICOMOS Brasil. Belo Horizonte: ICOMOS, 2017. Disponível em: <https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/60336.pdf>. Acesso: dezembro de 2017.
BRITTO, R. “Museu da Universidade Federal do Pará: a paisagem museológica da “esquina” e a historicidade do lugar, de residência a museu universitário (1903-2015)”. Anais do 15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. Florianópolis: Sociedade Brasileira de História da Ciência, 2016, p.1-17.
BUSKIRK, Martha. The contingent object of contemporary art. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.
CARRIER, D.; JONES, D. The Contemporaty Art Gallery: Display, Power and Privilege. Cambridge, MA: CSP, 2016.
CASTRO, D.; LAGNADO, L (org)s. Laura Lima on_off. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
CAUQUELIN, Anne. Frequentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CERTEAU, Michael. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.
DANTO, A. “Introdução: moderno, pós-moderno e contemporâneo” In:___________. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
ESPERANDIO, Mary Rute Gomes. Narcisismo reativo e experiência religiosa contemporânea: culpa substituída pela vergonha?, Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 89-94, ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?scrip-t=sci_arttext&pid=S0102-71822007000200012&lng=pt&nrm=iso; Acesso em 03 de outubro de 2017.
GROYS, Boris. “Multiple Authorship”, in GROYS, Art Power. Cambridge, MA; MIT Press, 2008, p.93-100.GROYS, B. Arte, Poder. Introdução. Trad. Virgínia Starling. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
NORONHA, Elisa. A musealização da arte contemporânea como um processo discur-sivo e reflexivo de reinvenção do museu, MIDAS, nº3, 2014. Disponível em: http://midas.revues.org/563; Acesso em 26 de setembro de 2017.
OLIVEIRA, E.D. “Regimes de exibição da arte contemporânea: instalação, reapresentação e registro” In: KNAUSS, P.; MALTA, M. Objetos do olhar: história e arte. São Paulo, Rafael Copetti Editor, 2015.
POINSOT, J. M. “A arte exposta: o advento da obra”. In: HUCHET, S. (Org.). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: Edusp, 2012.
QUEIROZ, A.; MAIORANA, R.; SIQUEIRA, D.; et all (orgs.). Arte Pará. 29ª edição: Armando Queiroz. Fundação Romulo Maiorana: Belém, 2010.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et al.]. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
RODRIGUEZ, V. L’atelier et l’exposition, deux espaces em tension entre l’origine et la diffusion de l’oeuvre, Sociologie et Sociétés, nº 342, 2002, p.121-138.
RUAS, A. Ana Ruas. Capa. Entrevista com Emerson Dionisio G. Oliveira, Revista Museologia e Interdisciplinaridade, vol. 4, nº7, mar-abr 2014, p.316-319.
SCHNEEMANN, P. Remembering the presence. Possible roles of the Museum of Contemporary art today. In: Museologia e Interdisciplinaridade, vol.6, nº12, jul-dez 2017. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/26815>. Acesso em 03 de outubro de 2017.
SIQUEIRA, V. B. C. “Curadoria como tarefa crítica”. Anais do 24º Encontro da Anpap. Santa Maria, RS: Anpap, 2015, p.3896-3902.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade