Current Artistic Higher Education: perspectives and dilemmas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609192017067

Keywords:

higher education of fine arts, teaching and learning, professional teacher identity, perspectives, dilemmas

Abstract

Think of artistic higher education in fine arts today is to think about the circumstances of the ecological context of student training and also about the way teachers work, taking into account the evidence resulting from both the artistic environment and current society and from the assumptions enumerated by educational policy. Thus this article intends to reflect on the perspectives of teaching-learning in the artistic higher education of fine arts, through the perception of the teachers, prospecting the future. This work focuses on a mixed methodological approach whose objectives are: understand how teachers perceive themselves as professionals; what dilemmas they live in nowadays and how they prospect the formation in the artistic higher education of fine arts. The emerging conclusions of the study highlight the need for curricular reform in higher artistic education, aiming at the innovation of training processes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sandra Mónica Figueiredo Oliveira, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Pós-doutorada em Didática das Expressões artísticas pela FBAUP. Doutora em Artes Plásticas pela FBAUS, 2000. Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, desde 1996. Investigadora integrada do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano da Universidade Católica do Porto. Investigadora colaboradora do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – Núcleo de Educação Artística da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Colaboradora em Projetos na área da Educação e Formação com a Câmara Municipal do Porto na formação de técnicos e na dinamização de oficinas didáticas do Departamento de Arquivos e Museus e no Departamento das Bibliotecas. Autora de várias publicações na área da Educação Artística, Ilustração e Artes Plásticas. Como artista plástica participou em várias exposições coletivas e individuais no país e no estrangeiro. Destacam-se os dois últimos prémios nacionais de escultura que ganhou em 2012. Foi membro das Comissões de Especialistas na área Científica de Formação de Professores Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 2004 a 2006. Foi membro da Comissão de Peritos, para a Avaliação Externa de Cursos do Ensino Superior Politécnico na área da Educação do Conselho de Avaliação, de 2002 a 2004. Foi membro da Comissão de Acreditação e Certificação do Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores – Ministério da Educação (INAFOP) de 2000 a 2002.

References

AZEVEDO, S., GONÇALVES, I. (2011), Sustentar o desenvolvimento contínuo de professores e estudantes e capacitá-los para os processos de mudança pessoal, interpessoal e institucional. In: GONÇALVES, I. (Org.). Programa de monitorização e tutorado: oito anos a promover a integração e o sucesso académico no IST/ ed. Gabinete de apoio ao tutorado. Lisboa: Instituto Superior Técnico Press, 2011.

BERNSTEIN, B. Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research, critique. Lanham, MD: Rowman & Littlefield, 2000.

BOTOMÉ, S. Pesquisa alienada e ensino alienante. Rio de janeiro: Vozes, 1996.

BRANDÃO, Z. & LELIS, I. Elites acadêmicas e escolarização dos filhos. Educação e Sociedade. São Paulo. V. 24, n. 83, p. 509-26, agosto 2003.

CASHIN, W. Evaluating college and university teaching: reflections of a practitioner. In: SMART, J. (Ed), Higher Education Handbook of Theory and Research. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2003.

CHOPP, R. ; FROST, S. & JEAN, P. What’s old in new again Alternative Strategies for Supporting Faculty. Change: The Magazine of Higher Learning. V. 33, n.6, p. 43-46, 2001 Disponível em: http://www.tandfonline.com/toc/vchn20/33/6?nav=tocList. Acesso em 15 agosto, 2017.

EÇA, T. A Educação Artística e as prioridades educativas do início do século XXI. Revista Iberoamericana de educação, Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura, n. 52, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.rieoei.org/rie52a07.pdf. Acesso em 1 jan. 2016.

FORMOSINHO, J. Formação contínua de professores: Realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.

GRILLO, M. O lugar da reflexão na construção do conhecimento profissional. In: MOROSINI, M. (Org.). Professor de Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano Editora, 2011, p. 75-80.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

MANCEBO, D. Trabalho docente: subjetividade, sobre implicação e prazer. Psicologia: Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal, v. 20, n.1, 2007. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18820110 Acesso em 1 jan. 2016.

MARTINS, M. A urgência da criatividade. Revista Millenium, Viseu: Revista do Instituto Politécnico de Viseu, n. 9, jan. 1998. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/pers9_vmtm.htm Acesso em: 1 jan. 21016.

MICHALKO, M. Los secretos de los genios de la creatividad. Barcelona: Ed. Gestión, 2002.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2006.

MOSQUERA, J., STOBAUS, D. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização: qualidade de vida na universidade. Revista Psicologia, Saúde & Doenças, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, v. 7, n.1, p. 83-88, jul. 2006.

PERRENOUD, P. Dez novas competências pra ensinar. Porto Alegre: Artmed editora, 2000.

SANTOS, B. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2000.

SCHON, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review. Cambridge, V. 57, n.1, p.1-22, fev.1987.

ZABALZA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZABALZA, M. Uma nova didática para o ensino universitário – respondendo ao desafio do espaço europeu do Ensino Superior. Porto: Universidade do Porto, 2006.

Published

2017-12-13

How to Cite

OLIVEIRA, Sandra Mónica Figueiredo. Current Artistic Higher Education: perspectives and dilemmas. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 19, p. 67–86, 2017. DOI: 10.5965/2175234609192017067. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8918. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção aberta