Reflexões Sobre o Acesso a Museus e Instituições Culturais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234604072012006025

Keywords:

Museum, Access, Public

Abstract

This article is a part of master's research, "Crianças, museus e formação de público em São Paulo" made at UNESP in 2011. In the text we talk about access to museums and cultural institutions. We started with the speech of children and then we based some authors to reflect on how people come or not come to museums. More than think only in material issue, this paper proposes think access as choice and potentiality.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paula Hilst Selli, São Paulo State University

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela ECA-USP, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Educadora do Museu Lasar Segall - IBRAM/MinC.      

References

ALMEIDA, Adriana Mortara. Os visitantes do Museu Paulista: um estudo comparativo com os visitantes da Pinacoteca do Estado e do Museu de Zoologia. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo, v.12. jan./dez. 2004. p. 269-306.

ALMEIDA, Adriana Mortara. O Contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciência e de arte. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.12 (suplemento), 2005. p. 31-53.

BOTELHO, Isaura. Os Equipamentos Culturais na Cidade de São Paulo: um desafio para a gestão pública. In: Espaços e Debates. São Paulo: USP/NERU, 2003.

BOTELHO, Isaura e FIORE, Maurício. O uso do tempo livre e as práticas culturais na região metropolitana de São Paulo. Trabalho apresentado em VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra: 16, 17 e 18 de set de 2004.

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O Amor pela Arte: Os museus de arte na Europa e seu público. 2. ed. Tradução: TEIXEIRA, Guilherme João de Freitas. São Paulo: Edusp, 2007.

DARRAS, Bernard. Del patrimonio artístico a la ecología de las culturas. In: ARRIAGA, Imanol Aguirre; FONTAL, Olaia; DARRAS, Bernard; RICKENMANN, René. El acesso al patrimonio cultural. Retos y debates. Pamplona, Espanha: Cátedra Jorge Oteiza; Universidade Pública de Navarra, 2008. p. 119-165

FALK, Jonh H. e DIERKING, Lynn D. The museum experience. Washington: Wlhalesback Books, 1992.

FALK, John H. Identity and the museum visitor experience. Walnut Creek: Left Coast Press, Inc., 2009.

GRINSPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e Escola – Responsabilidade compartilhada na Formação de Público. Tese de Doutorado – FE – USP. São Paulo, 2000.

HOOD, Marilyn G. Staying Away:Why People choose not to visit museums (1983). In: Reinventing the museum: Historical and Contemporary Perspectives on the Paradigm Shift. Edited by Gail Anderson, Altamyra Press, Calif. c.2004 p. 150-157.

MANTECON, Ana Rosas. O que é público? In: Revista Poiesis n.14, Dez 2009. p. 175-215. Disponível em:<http://www.poiesis.uff.br/> Acesso em 13 jun. 2011

OBSERVATÓRIO de museus e centros culturais. Pesquisa Perfil -Opinião 2006/2007: Análise descritiva preliminar dos dados agregados dos museus participantes da pesquisa em São Paulo. Junho, 2008.

PINACOTECA – Área de Ação Educativa. Você e o museu: Pesquisa de perfil do público da Pinacoteca do Estado.São Paulo: Pinacoteca, 2002.

PINACOTECA – Núcleo de Ação Educativa. Expectativas e percepções em relação à Pinacoteca 2007: Pesquisa de público de entorno.São Paulo: Pinacoteca, 2007.

PINACOTECA e ALMEIDA, Adriana Mortara. Avaliação da Exposição de Longa Duração da Pinacoteca do Estado.São Paulo: Pinacoteca, 2008.

SELLI, Paula Hilst. Crianças, museus e formação de público em São Paulo. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP). São Paulo, 2011.

Published

2013-05-24

How to Cite

SELLI, Paula Hilst. Reflexões Sobre o Acesso a Museus e Instituições Culturais. Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 7, 2013. DOI: 10.5965/2175234604072012006025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3336. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção temática