Visual arts and remote education:

paroxism in interactions in pandemic times

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613292021037

Keywords:

Cyberculture, Visual Arts Teaching., Remote Teaching.

Abstract

The article reflects on the Teaching of Visual Arts in a remote and pandemic context, from the incidence of instabilities, transformations and challenges in the teaching work, in which the school space is moved to the spaces of the homes of students and teachers. It is possible to observe the importance of bonds of trust in the family-school relationship, and of teachers as indispensable characters in this challenging context, where the arts together with educational practices suggest forms of [re] knowledge and social transformation in the midst of cyberculture.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora do Curso de Pós-Graduação em Artes Especialização Lato Sensu Área de Concentração: Artes Visuais, Terminalidades: Patrimônio Cultural, Ensino e Percursos Poéticos. Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (CA/UFPel), RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais.  Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPQ  “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais”.

 

References

BALL, Stephen. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo

a uma sociedade performativa. Educação & Realidade. V. 35, n. 2, 2010. Disponível

em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865 Acesso em 24 out.

CONCEIÇÃO, Daiane L. da. Aplicativos educacionais no ensino da matemática: po-

tencialidades de uso em concepções e práticas docentes. 103 p. 2018. Dissertação

de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de

Pelotas.

COUTINHO, Karine; ALVES, Jefferson. As Artes na Base Nacional Curricular. Textura,

v. 22, n. 50, p.241-264, abr/jun 2020. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/

index.php/txra/article/view/5538 Acesso em: 30 maio 2020.

CPERS. 562 alunos, 24 turmas, dois filhos, salário cortado; a realidade do educa-

dor gaúcho na pandemia. Disponível em: https://cpers.com.br/562-alunos-24-tur-mas-dois-filhos-salario-cortado-a-realidade-do-educador-gaucho-na-pandemia/ Acesso em: 20 out. 2020a.

CPERS. Em Assembleia histórica, quase 2 mil educadores firmam resistência pela

vida e contra aulas presenciais. Disponível em: https://cpers.com.br/em-assembleia-historica-quase-2-mil-educadores-firmam-resistencia-pela-vida-e-contra-aulas-presenciais/ Acesso em: 09 out. 2020b.

DELGADO, Paulette. La capacitación docente, el gran reto de la educación en lí-

nea. 2020. Disponível em: https://observatorio.tec.mx/edu-news/capacitacion-do-

cente-covid Acesso em: 27 out. 2020.

DIAZ, Esther. Las grietas del control – vida, vigilancia y caos. Buenos Aires: Editorial

Biblos, 2011.

EÇA, Teresa; MAÑERO, Julia; MAESO-BRONCANO, Ana. Reflexiones III · IV · V - Re-

flexiones desde la educación y las artes en la era COVID-19. Communiars. Revista de Imagen, Artes y Educacion Crítica y Social, v. 4, 2020. p. 14-20.

FILLIPI, Aminie. Estas son las ‘apps’ que han ayudado a los niños a hacer los debe-

res durante el confinamento. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2020/06/04/ mamas_papas/1591248447_765322.html Acesso em: 19 out. 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, Vozes, 1987.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual – Mudança Educativa e projeto de trabalho.

Porto Alegre: Artmed, 2000.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Ale-

gre: Penso, 2014.

MANSOURI, Fethi. As implicações socioculturais da COVID-19. In: UNESCO. Organi-

zação das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Disponível em: https://

pt.unesco.org/news/implicacoes-socioculturais-da-covid-19 Acesso em: 09 out. 2020.

NÓVOA, António. Educação 2021: Para uma história do futuro. 2009. Disponível

em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/670/1/21232_1681-5653_181-199.pdf

Acesso em: 26 out. 2020.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: A

viewpoint on the future school. Prospects. V. 49, 2000. 35-41p. Disponível em:

https://doi.org/10.1007/s11125-020-09487-w Acesso em: 10 ago. 2020.

PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. On the horizon, v. 9, n. 5, 2001.

Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf.Acesso em: 15 jul. 2020.

SANTOS, Isabel Cristina; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Tecnologias digitais e Artes

Visuais: o desenho virtual com o aplicativo Strava. In: João Batista Bottentuit Junior.

(org.). E-Book do I Simpósio Internacional de Tecnologias Digitais na Educação/

IV Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação [recurso eletrônico]. 1ed.

São Luís - MA: EDUFMA, 2019, p. 1345-1358. Disponível em: https://drive.google.

com/file/d/12V0u_ykLns5A3xLUBYdJ4KqsOgAlNqq/view?usp=sharing Acesso em:

out. 2020.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia, de pensar as

instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SOUZA, Fabiana L. de; ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Práticas pedagógicas em Artes

Visuais com smartphone. Seminário de História das Artes, v. 01, p. 01-11, 2019. Dis-

ponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Arte/article/view/17910

Acesso em: 20 out. 2020.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/implicacoes-socioculturais-da-covid-19.Acesso em: 09 out. 2020.

UNICEF. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.

unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 23 out.2020.

VIANA, Gabriela. Oito motivos para não criar um perfil no Facebook para uma crian-

ça. 2013. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/

oito-motivos-para-nao-criar-um-facebook-para-uma-crianca.html Acesso em: 26

out. 2020.

WHITE, David; LE CORNU, Alison. Visitors and Residents: a new typology for online

engagement. First Monday, v. 16, n. 9, 2011. Disponível em: http://journals.uic.edu/

ojs/index.php/fm/article/view/3171/3049 Acesso em: 21 jan. 2020.

ZAMPERETTI, Maristani Polidori; ROSSI, Flávia Demke (2016). Tecnologias e ensino de

Artes Visuais – apontamentos iniciais da pesquisa. Holos (Natal. Online), v.8, p.190-

Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2031 Acesso em: 23 out.

Published

2021-01-01 — Updated on 2021-01-01

Versions

How to Cite

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. Visual arts and remote education: : paroxism in interactions in pandemic times. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 37–53, 2021. DOI: 10.5965/2175234613292021037. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/18977. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Seção temática