The rules of art and the fall of the aureola: issues about the value of art and literature nowadays

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020214

Keywords:

female sex education, trousseau de mariage, scientia sexualis, self writing, tékhne(τέχνη) of embroidery

Abstract

The text investigates the trousseau of mariage (trousseau de mariage) as a legitimizing device of norms related to female sexual education. Two vectors are questioned, scientia sexualis and embroidery.The embroidery tékhne (τέχνη) allows to discuss the constitution of female subjectivities and naturalized by historically determined normative standards.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kellyn Batistela, Santa Catarina State University

Atualmente é pesquisadora, bolsista FAPESC e doutoranda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Artes (PPGAV/CEART); mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do projeto de pesquisa “Políticas e poéticas da arte africana contemporânea no contexto da globalização”, (UDESC). Desenvolve prática artística relacionada à arte feminina, arte de arquivo, escrita de si, estudos feministas.

Celia Maria Antonacci, Santa Catarina State University

Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Pós-Doc pelo Centre d’Études des Mondes Africains, CEMAF (França), chercheurs et enseignants-chercheurs associada ao CEMAF (França). Coordena o grupo de pesquisa “Políticas e poéticas da arte africana contemporânea no contexto da globalização” no qual desenvolve vídeos documentais sobre artistas africanos contemporâneos.

References

A ESTAÇÃO – Jornal Illustrado para Família. XIII anno, N. 21. Porto, Portugal: Editores Lombaerts & Comp, 15 de novembro de 1884, s/p.

AU PALAIS ROYAL. São Paulo: s/e, s/d, p. 42.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2008.

______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor, de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Lucia Castello Branco (org.). Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2008.

______. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas I. 4 ed. São Paulo: Brasilien-se, 1985.

______. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

______. Rua de mão única. Obras Escolhidas II. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. São Paulo: Escuta, 2010.

BLOM, Philipp. Ter e manter. Rio de Janeiro: Record, 2003.

CRAMPE-CASNABET, Michèle. “A mulher no pensamento filosófico do século XVIII”. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres no ocidente. Volume 3. Porto: Edições Afrontamento. São Paulo: Ebradil, 1991.

DERRIDA, Jacques. Enlouquecer o Subjétil. São Paulo: Ateliê Editorial: Fundação Edi-tora da Unesp, 1998.

______. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

______. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

______. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

______. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizon-te: Editora UFMG, 2015.

ECO, Umberto. A vertigem das listas. Rio de Janeiro: Record, 2010.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3a. Edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

______. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Ditos e Escritos, volume I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.

______. Ética, sexualidade, política. Ditos e Escritos, volume V. Rio de Janeiro: Fo-rense Universitária, 2017a.

______. História da sexualidade I: a vontade de saber. 6a. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017b.

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

Livro Brasileiro de Bordados Singer. Quarta edição. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Belas Artes; Biblioteca Nacional, 1947.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2004.

______. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Mulheres Radicais: Arte latino-americana, 1965-1985. Catálogo da exposição. Cura-doria e textos de Cecilia Fajardo-Hill, Andrea Giunta. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.

NANCY, Jean-Luc. Arquivida: do senciente e do sentido. São Paulo: Iluminuras, 2014.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2013.

______. Os mistérios do corpo feminino, ou as muitas descobertas do “amor vené-ris”. Proj. História, São Paulo, v. 25, p. 181-195, dez. 2002.

ROVERE, Maxime (org). Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas. São Paulo: n-1 edições, 2019.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.

Published

2020-05-01

How to Cite

BATISTELA, Kellyn; ANTONACCI, Celia Maria. The rules of art and the fall of the aureola: issues about the value of art and literature nowadays. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 214–232, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020214. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/17072. Acesso em: 21 nov. 2024.