Para quem se destina a arte contemporânea?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617422025e0006Palavras-chave:
sistema da arte, públicos, arte contemporânea, arte/educaçãoResumo
A arte contemporânea se configura como um espaço de experimentação e de transformação de paradigmas, mas ainda permanece acessível a um público restrito, especialmente no contexto escolar. Essa distância evidencia a necessidade de refletir sobre os limites da mediação e da curadoria na ampliação do acesso. O presente artigo tem como objetivo discutir possibilidades de democratização da produção artística contemporânea sem reduzir sua complexidade conceitual. Para isso, adota-se uma análise crítica de práticas curatoriais e educativas em instituições museais, considerando suas potencialidades e limitações. Os resultados evidenciam estratégias institucionais que promovem a participação ativa dos públicos e ampliam a compreensão da arte contemporânea. Conclui-se que sua democratização requer a reconfiguração das propostas museais, a valorização dos saberes comunitários e ações de mediação que formem públicos mais diversos e críticos.
Downloads
Referências
ACERVO da Laje. Disponível em: <https://www.acervodalaje.com.br/>. Acesso em: 10 Mar. 2025.
BISHOP, Claire. Radical museology or, What’s ‘contemporary’ in museums of contemporary art? Londres: Koenig Books, 2013.
BOURDIEU, Pierre. A distinção. São Paulo: Edusp, RS: Zouk, 2007a.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte – Os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre/RS: Zouk, 2007b.
HEINICH, Nathalie. El paradigma del arte contemporáneo - Estructuras de una revolución artística. Madrid: Casimiro Libros, 2019.
HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: Uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Revista Sociologia&antropologia. Rio de Janeiro, v. 04.02, p. 373 - 390, Out., 2014.
MENEZES, Marina Pereira. A arte contemporânea como fundamento para a prática do ensino de artes. In: Anais do 16º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas “Dinâmicas epistemológicas em Artes Visuais”, 2007. Florianópolis: ANPAP, 2007, p. 1002-1011.
SERTÃO Negro. Disponível em: <https://sertaonegro.com/>. Acesso em: 10 Mar. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Julia Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade