Ressonância, eco e outros modos de propagação de afetos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0005Palavras-chave:
práticas ressonantes, vibração por simpatia, frequências de insurgênciasResumo
O texto apresenta reflexões a partir do livro “Ressonâncias: vibrações por simpatia e frequências de insurgências”, publicado pela Editora UFRJ, em 2021. Ressalta-se que a ressonância ou vibração por simpatia é, inicialmente, um fenômeno acústico em que corpos entram em vibração espontânea a partir de sua afinidade com frequências de outros corpos. No entanto, as manifestações desse modo relacional transcendem a acústica, designando verdadeiras usinas de criação (e destruição) de mundos, sejam eles objetivos, como as formas no universo observável ou subjetivos, constituídos por frequências de afeto postas em relação responsiva. Entrar em ressonância é deixar-se arrebatar pela identificação de que a frequência de um corpo externo corresponde à sua própria, presente em latência. Se a ressonância pode desintegrar pontes ou levar taças de cristal à catástrofe, um enxameamento de práticas ressonantes pode alcançar potência suficiente para também fazer ruir outras estruturas.
Downloads
Referências
CAESAR, Rodolfo. A escuta como objeto de pesquisa. Opus # 7, Rio de Janeiro, ISSN 1517 - 7017, set. 2000.
CAESAR, Rodolfo. O enigma de Lupe. Copenhague: Zazie Edições, 2016.
COMITÊ INVISÍVEL. Aos nossos amigos: crise e insurreição. São Paulo: N-1, 2016.
LABELLE, Brandon. Agência Sônica. Tradução de Camila Porto. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2022.
NEGRI, Toni; HARDT, Michael. Multidão: guerra e democracia na era do império. Rio de Janeiro: Record, 2005.
NEGRI, Toni; HARDT, Michael. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Record, 2016.
PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo: cartografias do esgotamento. São Paulo: N-1, 2016.
ROLNIK, Sueli. Esferas da insurreição. São Paulo: N-1, 2018.
ROSA, Hartmut. Resonancia: una sociologia de la relación con el mundo. Buenos Aires: Katz, 2019a.
ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2019b.
SANTOS, Laymert Garcia dos. Amazônia transcultural: xamanismo e tecnociência na ópera. São Paulo: N-1, 2013.
VALÉRY, Paul. Ouvres. Paris: La Pleiade, 1960. v. II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tato Taborda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade