Recepção: sobre relações auditivas/esculturais no espaço público
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0004Palavras-chave:
Escultura sonora, espaço público, aural architecture, arte sonora, paisagem sonoraResumo
O espaço público é um terreno onde os valores da democracia se manifestam em vizinhança direta de certas condições anárquicas. Trata-se da inter-relação entre arte e vida, onde a sociedade se revela e se constrói em espaços compartilhados. Que tipo de relação um espaço sonoro reativo gera ou questiona em relação ao público ouvinte? Em que contexto e de que forma a obra possui memória sonora? O que simboliza o lugar e a proposta interativa, com a acústica pura transferindo tempo e espaço ao som? O que nos motiva a medir e definir o espaço é um desejo essencial que acompanha o impulso de refletir e fazer perguntas. Esta equação pode relacionar-se igualmente entre a escultura no campo expandido e a análise do som, sobre seu impacto particular no espaço.
Downloads
Referências
BOEHLEN, Marc. “Plastik”. In: SZEEMANN, Harald (ed.). Beuysnobiscum: Eine kleine Enzyklopädie. Dresden: Verlag der Kunst, 1997.
FÖLLMER, Golo. Klangorganisation im öffentlichen Raum. Klangkunst. Tönende Objekte und klingende Räume. Handbuch der Musik im 20. Jahrhundert 12, Laaber, 1999.
HAMM, Marion. Reclaim the Streets! Protestas globales y espacio local (2002). Disponível em: http://www.republicart.net/disc/hybridresistance/hamm01_es.pdf
HAUSER, Susanne. “Auge, Ohr und die große Stadt”. In: KLEILEIN, Doris; Anne, KOCKELKORN; PAGELS, Gesine; STABENOW, Carsten (eds.). Tuned City. Zwischen Klang und Raumspekuation. Berlin: Kookbooks, 2008.
JOACHIMIDES, Christos M.. Joseph Beuys, Richtkräfte. Berlin: Nationalgalerie, 1977.
KAHN, Douglas. Noise, Water, Meat. Listening through History. Cambridge-Massachusetts: MIT Press, 1999.
LABELLE, Brandon. Acoustic Territories. New York & London: Editorial Continuum, 2010.
MOTTE-HABER, Helga de la. “Der Rückzug des ästhetischen Subjekts“. In: MOTTE-HABER, Helga de la (ed.). Klangkunst. Tönende Objekte und klingende Räume. Handbuch der Musik im 20. Jahrhundert, Band 12. Laaber: Laaber, 1999.
PALLASMAA, Juhani. “Mental and existential ecology”. In: ALTENA, Arie; Sonic Acts (eds.). The Poetics of Space: Sonic Acts XIII, Spatial Explorations in Art, Science, Music & Technology. Amsterdam: Sonic Acts Press, Paradiso, 2010.
PALLASMAA, Juhani. Esencias. Barcelona: Gustavo Gili, 2018.
SALTER, Chris. Alien agency: Experimental encounters with art in the making. Cambridge-Massachusetts: MIT Press, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lukas Kühne

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade