Recepção: sobre relações auditivas/esculturais no espaço público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0004

Palavras-chave:

Escultura sonora, espaço público, aural architecture, arte sonora, paisagem sonora

Resumo

O espaço público é um terreno onde os valores da democracia se manifestam em vizinhança direta de certas condições anárquicas. Trata-se da inter-relação entre arte e vida, onde a sociedade se revela e se constrói em espaços compartilhados. Que tipo de relação um espaço sonoro reativo gera ou questiona em relação ao público ouvinte? Em que contexto e de que forma a obra possui memória sonora? O que simboliza o lugar e a proposta interativa, com a acústica pura transferindo tempo e espaço ao som? O que nos motiva a medir e definir o espaço é um desejo essencial que acompanha o impulso de refletir e fazer perguntas. Esta equação pode relacionar-se igualmente entre a escultura no campo expandido e a análise do som, sobre seu impacto particular no espaço.

Downloads

Biografia do Autor

Lukas Kühne, Universidad de la República - UDELAR

Escultor, artista sonoro, curador, docente e investigador. Suas obras atuais têm conteúdos multidisciplinares e tem sido expostas na Europa, Japão, e nas Américas. Foi curador de várias exposições na Alemanha, Brasil, Chile, Estonia, Finlândia, México, Uruguai. Trabalhou internacionalmente como acadêmico em programas de graduação e pós-graduação. Atualmente é Diretor do Instituto de Música, Facultad de Artes, Universidad de la República, Uruguai.

www.eumus.edu.uy/eum/docentes/kuhne-lukas/ 

www.lukaskuehne.com

Referências

BOEHLEN, Marc. “Plastik”. In: SZEEMANN, Harald (ed.). Beuysnobiscum: Eine kleine Enzyklopädie. Dresden: Verlag der Kunst, 1997.

FÖLLMER, Golo. Klangorganisation im öffentlichen Raum. Klangkunst. Tönende Objekte und klingende Räume. Handbuch der Musik im 20. Jahrhundert 12, Laaber, 1999.

HAMM, Marion. Reclaim the Streets! Protestas globales y espacio local (2002). Disponível em: http://www.republicart.net/disc/hybridresistance/hamm01_es.pdf

HAUSER, Susanne. “Auge, Ohr und die große Stadt”. In: KLEILEIN, Doris; Anne, KOCKELKORN; PAGELS, Gesine; STABENOW, Carsten (eds.). Tuned City. Zwischen Klang und Raumspekuation. Berlin: Kookbooks, 2008.

JOACHIMIDES, Christos M.. Joseph Beuys, Richtkräfte. Berlin: Nationalgalerie, 1977.

KAHN, Douglas. Noise, Water, Meat. Listening through History. Cambridge-Massachusetts: MIT Press, 1999.

LABELLE, Brandon. Acoustic Territories. New York & London: Editorial Continuum, 2010.

MOTTE-HABER, Helga de la. “Der Rückzug des ästhetischen Subjekts“. In: MOTTE-HABER, Helga de la (ed.). Klangkunst. Tönende Objekte und klingende Räume. Handbuch der Musik im 20. Jahrhundert, Band 12. Laaber: Laaber, 1999.

PALLASMAA, Juhani. “Mental and existential ecology”. In: ALTENA, Arie; Sonic Acts (eds.). The Poetics of Space: Sonic Acts XIII, Spatial Explorations in Art, Science, Music & Technology. Amsterdam: Sonic Acts Press, Paradiso, 2010.

PALLASMAA, Juhani. Esencias. Barcelona: Gustavo Gili, 2018.

SALTER, Chris. Alien agency: Experimental encounters with art in the making. Cambridge-Massachusetts: MIT Press, 2023.

Downloads

Publicado

07-03-2025

Como Citar

KÜHNE, Lukas. Recepção: sobre relações auditivas/esculturais no espaço público. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 1–28, 2025. DOI: 10.5965/2175234616402024e0004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/26546. Acesso em: 1 abr. 2025.