Carta ao Prêmio Jabuti: Stella
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0014Palavras-chave:
Stella do Patrocínio, prêmio jabuti, escritos de artistas , recusa, silêncioResumo
Reino dos bichos e dos animais é o meu nome foi publicado originalmente em 2001 e tornou conhecido o nome de Stella do Patrocínio, autora do falatório (termo da própria autora) que deu origem ao livro. Gravada na Colônia Juliano Moreira – complexo manicomial em que foi internada por décadas –, teve trechos de suas falas transcritos muito depois de seu falecimento. Os áudios só foram disponibilizados na íntegra vinte e um anos após o livro, graças ao esforço empreendido por Sara Ramos em sua dissertação de mestrado. Com a intenção de somar às leituras que tem apontado problemáticas na celebração irrestrita de Stella do Patrocínio como poeta, contrapondo a isso à privação do cuidado em liberdade e da possibilidade de decidir por si mesma que sofreu (concernente às políticas de Estado no século XX contra pessoas negras e diagnosticadas, e suas marcas até hoje na assistência à saúde e cultura nacionais), esta carta foi enviada ao Prêmio Jabuti, ao qual o livro foi indicado em 2002. Endereçada junto a algumas páginas da coletânea Escritos de Artistas: anos 60/70, nas quais foram suprimidas todas as palavras de um dos seus capítulos, com exceção de um sobrenome, a carta argumenta sobre a importância das respostas negativas que Stella empreendeu durante as conversas gravadas, e que na sua maioria não foram transcritas no livro indicado ao prêmio. Entendendo que os nãos de Stella, sua busca por quietude, têm uma importância tão grande quanto a de seu falatório.
Downloads
Referências
PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2001. Organização e apresentação de Viviane Mosé; 1ª Edição, 2001.
MHz: Stella do Patrocínio e a loucura no Brasil. [S. l.]: Rádio Novelo; Associação Quatro Cinco Um. 18 de maio de 2022. Podcast. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/podcasts/repertorio-451-mhz/stella-do-patrocinio-e-a-loucura-no-brasil/. Último acesso em: 16/06/2024.
RAMOS, Sara Martins. Stella do Patrocínio: entre a letra e a negra garganta de carne. 2022. 217 fls. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada, Foz do Iguaçu, 2022. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/items/84d91349-d213-425f-975d-3d2da6e12b7c. Último acesso em: 15/06/2024.
STELLA, Frank. JUDD, Donald. Questões para Stella e Judd. In: FERREIRA, Glória (organização); COTRIM, Cecilia (organização). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar. 2006. p. 122-138.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jandir Jr.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade