Vestígios de Futuros Abandonados: o imaginário industrial na minimal art e seus tempi
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617412025e0009Palavras-chave:
minimal art, Donald Judd, Robert Smithson, objetos específicos, temporalidades complexas na arte contemporâneaResumo
O artigo aborda pressupostos teóricos e plásticos da Minimal Art estadunidense, aproximando elementos da produção artística de Donald Judd (1928-1994) e Robert Smithson (1938-1973). Partindo rumo a uma investigação sobre os vestígios de certo imaginário futurístico manifesto nas obras e nos discursos de ambos artistas, a presente pesquisa busca realizar um breve cotejamento entre as noções de especificidade, trabalhada por Judd, e entropia, problematizada por Smithson. Objetivando contribuir sumariamente para o amplo debate a respeito da noção de temporalidades complexas na arte contemporânea, a abordagem aqui proposta reflete acerca da ideia de futuros imaginados e futuros abandonados em alguns dos trabalhos mais expoentes do Minimalismo estadunidense.
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