Produção acadêmica sobre a formação do professor(a) de Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022120Palavras-chave:
Formação de Professor de Artes Visuais, Currículo, Educação, Arte, Desenvolvimento HumanoResumo
A cada dia se mostra mais do que necessário estudos, sobre organizações curriculares, direcionados numa perspectiva aberta e propositiva com relação à formação de professores de Arte autônomos e críticos/reflexivos. Esse estudo (fragmento do doutorado) dialoga - por meio de uma revisão bibliográfica – com a produção de artigos, teses e dissertações que pesquisam a formação desse profissional na área da Educação diante da (des)valorização e das tendências que influenciam e prevalecem, atualmente, no campo do conhecimento. Reflexões pautadas na crítica e na Análise de Conteúdos nos auxiliaram a perceber as tensões existentes que aparecem nas poucas pesquisas depositadas sobre o assunto. Entender que, frente as vozes que se opõem ao autoritarismo, cada vez mais presente no cenário educacional, é imprescindível para explorar e acreditar na potência do ensino das Artes na educação básica e numa formação de professores de Artes Visuais pensando - junto com as outras áreas do conhecimento - no desenvolvimento humano.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 20/09/2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, Mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
LOPES, Alice Casimiro & MACEDO, Elizabeth. O Pensamento Curricular no Brasil. In: Currículo: debates contemporâneos. Rio de Janeiro: Petrópolis: Ed. Cortez, 2002.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução Gaetano Lo Monaco. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 2000.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Trad. Ernani F. Fonseca Rosa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAVIANI, Demerval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 43ª ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Marcia Akaui Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade