Artes indígenas no ensino das artes visuais: uma revisão bibliográfica a partir da produção da pós-graduação brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614342022249

Palavras-chave:

Artes indígenas, Ensino de Arte, Revisão bibliográfica, Decolonialidade, Interculturalidade

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa que estamos desenvolvendo no mestrado em Artes Visuais da UFPB/UFPE e surge da necessidade de nos debruçarmos sobre as produções acadêmicas da pós-graduação brasileira de pesquisadores que investigaram as artes indígenas no ensino das Artes Visuais na educação básica, tendo em vista a pouca visibilidade desses estudos. Assim, tomamos como objetivo investigar as teses e dissertações brasileiras em torno da temática indígena no ensino das Artes Visuais. Metodologicamente, optamos por uma revisão bibliográfica, explorando a base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) no recorte temporal de 2010 a 2020, a partir dos seguintes descritores: Ensino de Arte, Artes Visuais e Artes indígenas. A análise do conteúdo de cinco dissertações trouxe aporte para entender algumas lacunas, silenciamentos e estereotipização sobre as artes indígenas e nos faz refletir sobre a necessidade de trabalhar essa temática numa perspectiva intercultural e decolonial.

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Biografia do Autor

Flávia Roberta Alves Costa, Federal University of Paraíba

Mestranda do PPGAV UFPE/UFPB. Lic. em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE. Professora da Prefeitura do Recife e integrante do grupo de pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação

Fabiana Souto Lima Vidal, Federal University of Pernambuco

Docente de Artes Visuais do PPGAV UFPE/UFPB. Doutora e mestre em Educação. Editora-chefe da Rev. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Líder do GPECAE.

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

COSTA, Flávia Roberta Alves; VIDAL, Fabiana Souto Lima. Artes indígenas no ensino das artes visuais: uma revisão bibliográfica a partir da produção da pós-graduação brasileira. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 34, p. 249–268, 2022. DOI: 10.5965/2175234614342022249. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21065. Acesso em: 21 dez. 2024.