Pibid arte: espaço contra-hegemônico na formação docente inicial e continuada
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022168Palavras-chave:
Formação Docente, Pibid, Contra-hegemônico, Ensino de ArteResumo
O artigo é um recorte das análises preliminares acerca das ações do Pibid Arte da Universidade Federal do Vale do São Francisco, submetido ao Edital 02/2020. O intuito é demonstrar a importância do programa na qualificação do trabalho docente a partir do diálogo entre a formação inicial e continuada a partir do pressuposto de que suas ações atuam de forma contra-hegemônica ao modelo vigente de formação docente no Brasil. Fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítica, o Pibid Arte, proporcionou aos/bolsistas e supervisores/a, no período de outubro de 2020 a abril de 2021, procedimentos metodológicos tais como: estudos sistematizados com leituras, palestras, observação da realidade escolar no ensino remoto, relatórios com o objetivo de analisar a dinâmica institucional, pedagógica e política que envolve a práxis docente. Os primeiros resultados apontam a incorporação de algumas atitudes a saber: a. prática investigativa sobre a realidade escolar e o contexto social e histórico dos estudantes; b. uma aproximação maior dos/as bolsistas com a escrita acadêmica; c. para o/a supervisor/a, registro e revisão da prática pedagógica; d. o reconhecimento do papel da escola e do professor na sistematização dos conhecimentos para a formação humana, destacando o ensino de arte e a especificidade de seus conteúdos. Por fim, conclui-se que o Pibid Arte é um espaço diferenciado para pensar as políticas de formação docente em Arte, sobretudo, se constituindo em um movimento de resistência contra a precarização do trabalho pedagógico em curso no país demonstrando possibilidades de pesquisas vindouras para o fortalecimento da docência.
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