Origami, um cinema de dobraduras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613312021268

Palavras-chave:

cinema de dobraduras, origami, processo criativo, transcriação

Resumo

O presente artigo trata do processo de criação do curta metragem Origami (Brasil/Paraíba, 4’50”, 2019), de Hélder Nóbrega, transcriado a partir da obra literária Afagos de José Rufino. A fim de apresentar um trajeto criador, que consta em soluções práticas e conceituais sobre a transcriação de um texto basilar para o meio fílmico, utilizamos o paradigma construcionista, por meio de um estudo de caso, subsidiado pela crítica genética, de Cecília Almeida Salles (2008); na teoria da transcriação, de Haroldo de Campos (2011); atrelados ao pensamento de Gilles Deleuze acerca da Dobra. Por englobar o conceito de origami, oriundo do design, e sua aplicabilidade à cinematografia, o estudo deste processo criativo é nomeado como um cinema de dobraduras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisa processos criativos, voltados para a produção que contemplem o liame entre linguagens artísticas em mídias diversificadas. Mestrando em Artes Visuais (PPGAV - UFPB/UFPE). Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1926911987569403

Referências

CAMPOS, Haroldo. Da transcriação – poética e semiótica da operação tradutora. Belo Horizonte: Viva Voz, 2011.

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.

DELEUZE, Gilles. A dobra Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 2005.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 2008.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005b.

DELEUZE e GUATTARI. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2013.

FOUCAULT, Michel. A história da loucura. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.

NÓBREGA, Hélder P.C. Questionário do Projeto Afagos. Destinatário: Autor deste texto. João Pessoa: 22 out. 2019. 1 e-mail.

ROSSI, Dorival Campos; TEIXEIRA, Samanta Aline. Origami científico: a linguagem das dobraduras no design contemporâneo. Bauru: Revista FAAC, 2013.

RUFINO, José. Afagos. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SALLES, Cecilia Almeida. Da Crítica Genética à Crítica de Processo: uma linha de pesquisa em expansão. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 20/2, p. 41-52, ago. 2017.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007.

SALLES, Cecilia Almeida. Crítica Genética: Fundamento dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: Educ, Editora da PUC de São Paulo, 2008.

VITÓRIO FILHO, Aldo; CORREIA, Marcos Blaster Fiore. Ponderações sobre aspectos metodológicos da investigação na cultura visual: seria possível metodologizar o enfrentamento elucidtativo das imagens? In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Processos & Práticas de Pesquisa em Cultura Visual & Educação. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 2013.

YAMADA, Tais Regina Ueno. Origami e design: a arte no desenvolvimento de produtos inovadores. In: BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins; Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro (orgs.) Interstícios da pesquisa nas artes visuais. Bauru, SP: Canal 6, 2017. p. 127-144.

YIGIT, Nergiz. Industrial Product Design by Using Two -Dimensional Material in the Context of Origamic Structure and Integrity. Dissertação (Master of Industrial Design). Izmar (Turquia): Izmir Institute of Technology, 2004. Disponível em: http://library.iyte.edu.tr/tezler/master/endustriurunleritasarimi/T000457.pdf. Acesso em: 22 out. 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

NÓBREGA, Hélder Paulo Cordeiro da. Origami, um cinema de dobraduras. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 268–284, 2021. DOI: 10.5965/2175234613312021268. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16384. Acesso em: 18 nov. 2024.