Distração, recolhimento, planaridade e afetação geral: A reestruturação da recepção na arte moderna
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020127Palavras-chave:
Pintura, Filosofia da Arte, Teoria CríticaResumo
No ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, primeira versão, Walter Benjamin descreve dois modos de recepção da obra de arte, o 'recolhimento (recepção ótica) e a distração (recepção tátil). Temos dois objetivos neste artigo: mostrar como historicamente esses dois modos configuraram a relação do espectador com as obras de arte em épocas distintas; a partir do entendimento das mudanças artístico-sociais do século XX propor uma conceituação para o modo mais próprio de recepção de obras de arte hoje. Para isso, seguiremos as seguintes etapas: Na introdução, apresentar os significados de recolhimento e distração em Benjamin; a seguir, a partir de Benjamin, C. Greenberg e E.H. Gombrich, construir um paralelo entre a arte pré e pós-renascentista para entender o desenvolvimento que levou ao Modernismo, através da relação entre tridimensionalidade e bidimensionalidade da pintura. Segundo Greenberg, é possível fazer um paralelo entre a arte bizantina e moderna. Por fim, na parte final do desenvolvimento e conclusão, entender como se diferenciam dois desenvolvimentos que a arte moderna dá aos resultados adquiridos pelo impressionismo na questão da planaridade da superfície da tela e voltando a Benjamin, traçar as linhas gerais da reestruturação moderna dos modos de recepção da arte.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 2012.
EAGLETON, Terry. A Ideologia da Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. São Paulo: Cosac Naify, 2013a.
______. Estética Doméstica. São Paulo: Cosac Naify, 2013b.
______. A Pintura Modernista. In: BATTCOCK, Gregory (org.) A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1986.
HOBSBAWN, E. Tempos Fraturados. São Paulo: Companhia das letras, 2013.
MALEVITCH, K. Dos novos sistemas na arte. São Paulo: Hedra, 2007.
______. O suprematismo - 34 desenhos. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura - Vol.14: Vanguardas e Rupturas. São Paulo: Editora 34, 2014.
MONDRIAN, P. Arte realista e super-realista. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura - Vol.14: Vanguardas e Rupturas. São Paulo: Editora 34, 2014.
ZIZEK, Slavoj. Lacrimae Rerum: ensaios sobre o cinema moderno. São Paulo: Boitempo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade