Gioventù: a menina dos olhos de Eliseu Visconti
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234611242019085Palavras-chave:
Eliseu Visconti, simbolismo, Gioventù, arte brasileiraResumo
Este artigo desenvolve uma leitura estética e um estudo contextual sobre a tela Gioventú (1898) de Eliseu Visconti (1866-1944), acervo Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro, Brasil. Para contextualizar, pensa-se o contexto vivido pelo artista, a modernidade e sua relação com o movimento simbolista. A leitura estética é discutida a partir de uma noção de beleza e dos modelos artísticos adotados pelo artista. Dessa forma, objetiva-se pensar como a tela Gioventú reflete um sentido moderno de renovação do passado.
Downloads
Referências
ALVES, Fabíola Cristina. A lição viscontiana. (Tese de Doutorado). Programa de Pós--Graduação em Artes (Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesqui-ta Filho”, São Paulo: UNESP, 2016.
_________________. Eliseu Visconti e o “Espaço democrático” da arte vinculado à oficialidade estatal. In: BRANDÃO, Angela; TATSCH, Flávia Galli & DRIEN, Marcela (Org.). Política(s) na História da Arte: Redes, contextos e discursos de mudança. São Paulo: PPG em História da Arte/ Unifesp, 2017.
AMARAL, Cláudio Silveira. Jonh Ruskin e o ensino do desenho no Brasil. Editora Unesp. E-book. 2011.
_______________. Proposta de revisão epistemológica da teoria de John Ruskin. Usjt – Arq. Urb, nº 4, 2010. Disponível em: <https://www.usjt.br/arq.urb/numero_04/arqurb4_04_claudio.pdf>. Acesso em 08 jan. 2019.
BARATA, Frederico. Eliseu Visconti e seu tempo. Rio de Janeiro: Livraria Editora Zélio Valverde, 1944.
BOUILLON, Jean-Paul. Symbolisme-Arts. In: Encyclopaedia Universalis. Disponível em: . Acesso em 27 jul. 2015.
CAVALCANTI, Ana Maria Tavares. Les artistes brésiliens et “Les prix de Voyage em Europe” à La fin Du XIXe siècle: vision d’ensemble et étude approfondie sur le peintre Eliseu D’Angelo Visconti (1866-1944). (Tese de doutorado em História da Arte) Paris: Université Paris I, 1999.
_______________. História da arte e ficções num caderno de notas de Eliseu Vis-conti. In: Arte & Ensaios, Revista do PPAV/ EBA/ UFRJ, 2010.
_______________. O pintor Eliseu Visconti (1866-1944), o impressionismo e o meio artístico parisiense do final do século XIX. In: ArtCultura, Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de História, 2005.
CARDOSO, Rafael; SERAPHIM, Mirian N.; VISCONTI, Tobias Stourdzé. O artista retoma seu lugar. In: Projeto Eliseu Visconti (org). Eliseu Visconti: A modernidade antecipada (Catálogo). Rio de Janeiro: Hólos Consultores Associados, 2014.
COLI, Jorge. Nu. In: Projeto Eliseu Visconti (org). Eliseu Visconti: A modernidade an-tecipada. Rio de Janeiro: Hólos Consultores, 2014.
FRANGNE, Pierre Henry. La négation à l’oeuvre. La philosophie symboliste de l’art (1860-1905). Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2005.
GATTI, Luciano. Experiência da transitoriedade: Walter Benjamin e a modernidade de Baudelaire. In: KRITERION, Belo Horizonte, nº119, jun./2009.
______________. O ideal de Baudelaire por Walter Benjamin. In: Trans/Form/Ação. Vol.31, n. 1. Marilia, 2008.
GUERREIRO, António. Exposições Universais. Paris 1900. Lisboa: Expo 98, 1995.
LAGEIRA, Jacinto Teias. L’Esthétique traversée. Psychanalyse, sémiotique et phéno-ménologie à l’oeuvre. Bruxelles: La Lettre Volée, 2007.
MIGLIACCIO, Luciano. Visconti e o Simbolismo. In: Visconti, T. S. (org.). Eliseu Viscon-ti: a arte em movimento (Catálogo). Rio de Janeiro: Hólos Consultores Associados, 2012.
______________. Simbolismo. In: Projeto Eliseu Visconti (org). Eliseu Visconti: A modernidade antecipada (Catálogo). Rio de Janeiro: Hólos Consultores Associados, 2014.
SERAPHIM, Mirian N. A catalogação das pinturas a óleo de Eliseu D’Angelo Visconti: o estado da questão. (Tese de doutorado em História) Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Campinas, Unicamp, 2010.
________________. No Verão de Eliseu D’Angelo Visconti. Anais do XXII Colóquio Brasileiro de História da Arte, 2002.
________________. Um olhar sobre a obra de Eliseu Visconti. In: Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Julho/ agosto/ setembro de 2006.
________________. A carreira artística. In: Visconti, T. S. (org.). Eliseu Visconti: a arte em movimento (Catálogo). Rio de Janeiro: Hólos Consultores Associados, 2012.
________________. Impressionismo. In: Projeto Eliseu Visconti (org). Eliseu Viscon-ti: A modernidade antecipada (Catálogo). Rio de Janeiro: Hólos Consultores Associa-dos, 2014.
Cadernos de Notas de Eliseu Visconti, localização: Acervo Tobias Visconti, Projeto Eliseu Visconti. Biblioteca Brasiliana Mindlin, Universidade de São Paulo. Biblioteca e Arquivo Histórico do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Site consultado: https://eliseuvisconti.com.br
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Palíndromo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade