Forjando narrativas do eu através de registros de si: Amalia Ulman e sua encenação com selfies no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611242019137

Palavras-chave:

retrato fotográfico, encenação, selfie, Instagram, Amalia Ulman

Resumo

O que vemos em uma fotografia corresponde com a realidade? Com a prática das selfies nos últimos anos, foi possível estar mais próximo de uma intimidade tida como verossímil. Todavia, o que vemos pode ser uma encenação do cotidiano através da imagem encenada (POIVERT, 2010) com as especificidades da selfie (TIFENTALE, 2016) frente ao (autor)retrato tradicional moderno. Para exemplificar este fenômeno com as selfies é feita a análise de “Excellences and Perfections” da artista Amalia Ulman que forja uma narrativa de seu cotidiano através de postagens no aplicativo Instagram. O trabalho possibilita elucidar como o (autor)retrato/selfie pode ser ambíguo, colocando em jogo a relação entre “vida real” e o encenado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Lethi Costa, Federal University of Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC-UFRJ), bacharel em Psicologia (IP-UFRJ) e em Rádio e Tv (Eco-UFRJ).

Referências

AVEDON, R. Borrowed Dogs. Grand Street, v. 7, n. 1, p. 52-64, 1987.

BASTOS, M. T. F. Uma investigação na intimidade do portrait fotográfico. 2007. 244 f. Tese (Doutorado em Letras) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Cató-lica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

BAUDRILARD, J. A arte da desaparição. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

BOURRIAUD, N. Estética relacional. Buenos aires: Adriana Hidalgo editora, 2008.

BRIGHT, S. Art photography now. London: Thames & Hudson, 2005.

CARLI, A. A; L, R. Da selfie ao mito: contribuições do imaginário para a fotografia con-temporânea. Mediação, Belo Horizonte, v. 18, n. 22, p. 189-202, 2016.

CARVALHO, V. Cotidiano e experiência na fotografia contemporânea. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 195-209, 2011.

CORBETT, R; How Amalia Ulman bacame an Instagram celebrity. Vulture, 18 de de-zembro de 2014. Disponível em http://www.vulture.com/2014/12/how-amalia-ul-man-became-an-instagram-celebrity.html. Acesso em 30 ago. 2017.

GONZÁLES FLORES, L. Fotografia e pintura. Dois meios diferentes? São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

FABRIS, A. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FONTCUBERTA, J. Dança sélfica. Revista ZUM online: IMS, 2017. In: http://revistazum.com.br/revista-zum-11/danca-selfica/. Acesso em 1 jan. 2017.

_______. El beso de Judas. Fotografía y verdad. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.

GARNER, J. How artist Amalia Ulman faked-out 90,000 Instagram followers. Ltdlo-sangeles, 7 de julho de 2015. Disponível em http://ltdlosangeles.com/AU15_Unicor-nBooty.pdf. Acesso em 30 ago. 2017.

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2002.

MONTEIRO, G. L. G. A Cena Expandida: alguns pressupostos para o teatro do século XXI. ARJ, s.l., v. 3, n. 1, p. 37-49, 2016.

POIVERT, M. Notas sobre a imagem encenada, paradigma reprovado da história da fotografia. Porto Arte, v. 21, n. 35, p. 103-114. 2016.

____________. Destin de l’image performée. In: __________. La photographie con-temporaine. Paris: Flamarion, 2010.

SIBILIA, P. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fron-teira, 2008.

SONTAG, S. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981.

SOUZA, D. R. M. A Fotografia Enquanto Representação do Real: A identidade visual criada pelas imagens dos povos do Médio-Oriente publicadas na National Geogra-phic. BOCC, p. 1-17, 2010. Disponível em http://www.bocc.ubi.pt/pag/souza-daniel--a-fotografia-enquanto-representacao-do-real.pdf. Acesso em 30 ago. 2017.

SOUZA, M. A. P. Fotógrafo-encenador, encenador-fotógrafo: a imagem teatral a par-tir da fotografia. 2013. 158 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

TIFENTALE, A. Why every self-portrait is not a selfie, but every selfie is a photograph. In: MIČULE, S. (Ed.). Riga Photography Biennial 2016 Publication. Rīga: Rīgas Foto-grāfijas biennale, p. 74-127, 2016.

VINHOSA, L. Mise-en-scéne em fotoperformance: representar o representado. Revista visuais, Campinas, v. 4, n. 6, p. 137-151, 2018.

Downloads

Publicado

2019-06-06

Como Citar

COSTA, Thiago Lethi. Forjando narrativas do eu através de registros de si: Amalia Ulman e sua encenação com selfies no Instagram. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 137–151, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019137. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/12569. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção aberta