Interações dialógicas em duas peças em câmara com violão a partir de Mikhail Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0108Palavras-chave:
Música de câmara, interações em câmara, Dialogismo em música, Modalidades de interações, Polifonia discursivaResumo
Este trabalho traz reflexões acerca da música de câmara com violão extraídos de conceitos relacionados à polifonia discursiva (ou heterodiscurso) do linguista e filósofo russo Mikhail Bakhtin. Aqui relacionamos o conceito de interação dialógica na preparação para a performance musical das obras Toccata Polkeada, de Cyro Delvizio para quarteto de violões, e o segundo movimento de Na-Yucat VI, escrita pelo compositor Roberto Victorio para violoncelo e violão. Para analisar as dinâmicas heterodiscursivas no citado repertório específico, é aplicada a teoria do dialogismo de Bakhtin, destacando-se a interação entre compositor, intérpretes e os próprios instrumentos musicais. Dentro da polifonia discursiva são apresentadas as três categorias: a hibridização, a interiluminação e a confrontação. Tais categorias mostram-se apropriadas para a construção da performance de uma obra, onde as interações, intricadas ou não, raramente recorrem a categoriais tradicionais como acompanhamento ou linha principal. Através da aplicação de conceitos bakhtinianos de polifonia dialógica e seus modelos de interações, propõe-se estratégias e procedimentos adotados pelos intérpretes para promover interações expressivas e coesas nos grupos de câmara investigados e nas obras. Os resultados, apontam para a importância do diálogo e da interação entre os músicos na criação de uma expressão musical coerente e autêntica.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. [tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão G. Pereira]. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2022.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da obra de Dostoievski. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2022.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I: A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2015.
BISHOP, Laura; CANCINO-CHACO´N, Carlos e GOEBL, Werner. Moving to communicate, moving to interact: patterns of body motion in musical duo performance. Music Perception, Volume 37, ISSUE 1, PP. 1–25, ISSN 0730-7829, 2019.
GOEBL, WERNER; PALMER, CAROLINE. Synchronization of Timing and Motion Among Performing Musicians. Music Perception VOLUME 26, ISSUE 5, PP. 427–438, ISSN 0730-7829, ELECTRONIC ISSN 1533-8312, 2009.
KING, E.; GRITTEN, A. Communication and Interaction in Ensemble Performance. In: Dialogue and beyond. Oxford University Press, 2018.
PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan; BARROS, Luís Cláudio. Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa. Revista Vórtex, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–26, 2017. DOI: 10.33871/23179937.2017.5.3.2168. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/2168.
Fonte musicográfica (partitura) não publicada
DELVIZIO, Cyro. Toccata Polkeada; formação quartet de violões. Rio de Janeiro,2023. Partitura manuscrita. 12 páginas.
VICTORIO, Roberto. Na-Yucat VI; duo violão - violoncelo. Cuiabá, 2018. Partitura manuscrita. 21 páginas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Pedrosa Salgado, Maria Bernardete Castelan Póvoas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.