Interações dialógicas em duas peças em câmara com violão a partir de Mikhail Bakhtin

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0108

Parole chiave:

Música de câmara, interações em câmara, Dialogismo em música, Modalidades de interações, Polifonia discursiva

Abstract

Este trabalho traz reflexões acerca da música de câmara com violão extraídos de conceitos relacionados à polifonia discursiva (ou heterodiscurso) do linguista e filósofo russo Mikhail Bakhtin. Aqui relacionamos o conceito de interação dialógica na preparação para a performance musical das obras Toccata Polkeada, de Cyro Delvizio para quarteto de violões, e o segundo movimento de Na-Yucat VI, escrita pelo compositor Roberto Victorio para violoncelo e violão. Para analisar as dinâmicas heterodiscursivas no citado repertório específico, é aplicada a teoria do dialogismo de Bakhtin, destacando-se a interação entre compositor, intérpretes e os próprios instrumentos musicais. Dentro da polifonia discursiva são apresentadas as três categorias: a hibridização, a interiluminação e a confrontação. Tais categorias mostram-se apropriadas para a construção da performance de uma obra, onde as interações, intricadas ou não, raramente recorrem a categoriais tradicionais como acompanhamento ou linha principal. Através da aplicação de conceitos bakhtinianos de polifonia dialógica e seus modelos de interações, propõe-se estratégias e procedimentos adotados pelos intérpretes para promover interações expressivas e coesas nos grupos de câmara investigados e nas obras. Os resultados, apontam para a importância do diálogo e da interação entre os músicos na criação de uma expressão musical coerente e autêntica.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Rafael Pedrosa Salgado, UFMS\UDESC

Rafael Pedrosa Salgado é doutorando no PPGMUS-UDESC, na linha de pesquisa processos criativos. Tem mestrado em Música pela UNESP com foco em performance musical, especificamente em música de câmara.  É bacharel em Músca (violão) pela FITO - Fundação Intistuto Técnológico de Osasco - SP (2003), e licenciado em Música pela mesma instituição (2004). Desde 2008 faz parte do quadro efetivo Da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul como Técnico Músico. ORCID: 0000-0002-1561-4668  E-mail: rafaelsalgado@hotmail.com

Maria Bernardete Castelan Póvoas, Maria Bernardete Castelan Póvoas

Professora titular na UDESC, atua na Pós-Graduação em Música. É doutora, mestre e bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio na Iowa University no doutorado e pós-doutorado na Universidade de Aveiro, INET-md, Portugal. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa interdisciplinar sobre prática instrumental, repertório, desempenho pianístico solo e de câmara e estratégias pianístico-funcionais de relacionadas a áreas que tratam do movimento humano, com foco no desempenho e resultado sonoro. Participa de apresentações e publicações em revistas e eventos nacionais e internacionais. Sua tese de doutorado, “Controle do Movimento com Base em um Princípio de Relação e Regulação do Impulso-Movimento. Possíveis Reflexos na Ação Pianística” (UFRGS, 1999), integra prática pianística ao movimento e inclui experimento biomecânico, sendo pioneira na área. Como pianista foi orientada por Dirce Knignik (Brasil), Sebastian Benda (Suiça/Brasil), Eveline Flaow (França) e René Lecuona (EUA), realiza recitais solo e de câmara, estreia de obras e gravação de CD com repertório solo e de câmara.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3169-4215
https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/189554/000246719.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Riferimenti bibliografici

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. [tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão G. Pereira]. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da obra de Dostoievski. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I: A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

BISHOP, Laura; CANCINO-CHACO´N, Carlos e GOEBL, Werner. Moving to communicate, moving to interact: patterns of body motion in musical duo performance. Music Perception, Volume 37, ISSUE 1, PP. 1–25, ISSN 0730-7829, 2019.

GOEBL, WERNER; PALMER, CAROLINE. Synchronization of Timing and Motion Among Performing Musicians. Music Perception VOLUME 26, ISSUE 5, PP. 427–438, ISSN 0730-7829, ELECTRONIC ISSN 1533-8312, 2009.

KING, E.; GRITTEN, A. Communication and Interaction in Ensemble Performance. In: Dialogue and beyond. Oxford University Press, 2018.

PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan; BARROS, Luís Cláudio. Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa. Revista Vórtex, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–26, 2017. DOI: 10.33871/23179937.2017.5.3.2168. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/2168.

Fonte musicográfica (partitura) não publicada

DELVIZIO, Cyro. Toccata Polkeada; formação quartet de violões. Rio de Janeiro,2023. Partitura manuscrita. 12 páginas.

VICTORIO, Roberto. Na-Yucat VI; duo violão - violoncelo. Cuiabá, 2018. Partitura manuscrita. 21 páginas.

Pubblicato

2025-09-29

Come citare

PEDROSA SALGADO, Rafael; CASTELAN PÓVOAS, Maria Bernardete. Interações dialógicas em duas peças em câmara com violão a partir de Mikhail Bakhtin. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0108, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27086. Acesso em: 9 ott. 2025.