Interações dialógicas em duas peças em câmara com violão a partir de Mikhail Bakhtin
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0108Parole chiave:
Música de câmara, interações em câmara, Dialogismo em música, Modalidades de interações, Polifonia discursivaAbstract
Este trabalho traz reflexões acerca da música de câmara com violão extraídos de conceitos relacionados à polifonia discursiva (ou heterodiscurso) do linguista e filósofo russo Mikhail Bakhtin. Aqui relacionamos o conceito de interação dialógica na preparação para a performance musical das obras Toccata Polkeada, de Cyro Delvizio para quarteto de violões, e o segundo movimento de Na-Yucat VI, escrita pelo compositor Roberto Victorio para violoncelo e violão. Para analisar as dinâmicas heterodiscursivas no citado repertório específico, é aplicada a teoria do dialogismo de Bakhtin, destacando-se a interação entre compositor, intérpretes e os próprios instrumentos musicais. Dentro da polifonia discursiva são apresentadas as três categorias: a hibridização, a interiluminação e a confrontação. Tais categorias mostram-se apropriadas para a construção da performance de uma obra, onde as interações, intricadas ou não, raramente recorrem a categoriais tradicionais como acompanhamento ou linha principal. Através da aplicação de conceitos bakhtinianos de polifonia dialógica e seus modelos de interações, propõe-se estratégias e procedimentos adotados pelos intérpretes para promover interações expressivas e coesas nos grupos de câmara investigados e nas obras. Os resultados, apontam para a importância do diálogo e da interação entre os músicos na criação de uma expressão musical coerente e autêntica.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. [tradução feita a partir do francês por Maria Ermantina Galvão G. Pereira]. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2022.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da obra de Dostoievski. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2022.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I: A estilística. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2015.
BISHOP, Laura; CANCINO-CHACO´N, Carlos e GOEBL, Werner. Moving to communicate, moving to interact: patterns of body motion in musical duo performance. Music Perception, Volume 37, ISSUE 1, PP. 1–25, ISSN 0730-7829, 2019.
GOEBL, WERNER; PALMER, CAROLINE. Synchronization of Timing and Motion Among Performing Musicians. Music Perception VOLUME 26, ISSUE 5, PP. 427–438, ISSN 0730-7829, ELECTRONIC ISSN 1533-8312, 2009.
KING, E.; GRITTEN, A. Communication and Interaction in Ensemble Performance. In: Dialogue and beyond. Oxford University Press, 2018.
PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan; BARROS, Luís Cláudio. Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa. Revista Vórtex, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–26, 2017. DOI: 10.33871/23179937.2017.5.3.2168. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/vortex/article/view/2168.
Fonte musicográfica (partitura) não publicada
DELVIZIO, Cyro. Toccata Polkeada; formação quartet de violões. Rio de Janeiro,2023. Partitura manuscrita. 12 páginas.
VICTORIO, Roberto. Na-Yucat VI; duo violão - violoncelo. Cuiabá, 2018. Partitura manuscrita. 21 páginas.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Rafael Pedrosa Salgado, Maria Bernardete Castelan Póvoas

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.