Corpo-identidades Guaipecas: pesquisa artística e performance antifascista
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0106Parole chiave:
pesquisa artística, processos criativos, canção popular, performance antifascistaAbstract
A interface entre música e movimento é abordada através da pesquisa artística “corpo-identidades guaipecas”, envolvendo a canção popular e a composição coreográfica com vista à performance ao vivo e ao audiovisual. A investigação artística ocorre na prática colaborativa entre dois pesquisadores, um intérprete e compositor de canção popular e uma bailarina compositora de coreografia de dança contemporânea. A interação entre as linguagens revela estratégias, operações e elementos dos processos criativos não percebidos isoladamente. Assim, os artistas observam seus próprios processos e percebem os saberes orais e corporais inscritos em suas práticas. Além da reflexão sobre os processos em si, existe a intencionalidade e a busca por uma poética contracolonial e antifascista que possibilite repensar práticas na universidade que promovam a ampliação dos campos de conhecimento em nível glocal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BESSA, Leandro. DIADORIM-MENINO: transgeneridade e imagem mitopoética em Grande Sertão: Veredas. Iluminuras, v. 23, n. 62, 2022.
BERCHT, Gabriela. Pornografia e atos de fala: a perspectiva de Catharine MacKinnon. Revista Estudos Feministas, 30 (2). Florianópolis, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277282. Acesso em: 11 jul 2025.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina; PORTELLI, Alessandro. Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. p. 183-191.
BOURDIEU, Pierre. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.
BOURDIEU, Pierre. The field of cultural production: Essays on art and literature. Cambridge: Polity, 1993.
CORPAS, Danielle. Grande Sertão: Veredas e formação brasileira. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 24, 2008.
FALKEMBACH, Maria Fonseca. Formação do corpo-sujeito/performer antifascita: currículo em tempos de governamentalidade algorítmica. In: ICLE, Gilberto (Org.). Formação e processos de criação: pesquisa, pedagogia e práticas performativas. São Paulo: Max Limonad, 2021. p. 34-59.
FALKEMBACH, Maria Fonseca. Dramaturgia do corpo e reinvenção de linguagem: transcriação de retratos literários de Gertrude Stein na composição do corpo cênico. Dissertação (Mestrado em Teatro). Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://www2.dti.ufv.br/danca_teatro/files/pesquisa/DISSERTACAO%20COMPLETA%20PDF.pdf. Acesso em: 08 jun 2024.
FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena. Porto Alegre, n. 7, p. 77-88, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/11961/7154 Acesso em: 08 jun 2024.
GONZÁLEZ, Danae Gallo et al. Tecendo futuros. Utopias e distopias contra/coloniais. outra travessia, v. 1, n. 37, p. 8-21, 2024. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/102789 Acesso em 10 mar 2025
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Ed.). The invention of tradition. Cambridge university press, 2012.
LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.
LILLIESTAM, Lars. On playing by ear. Popular music, v. 15, n. 2, p. 195-216, 1996.
LORD, A.B. The Singer of Tales. London: Oxford University Press, 1971.
LÓPEZ-CANO, R.; SAN CRISTÓBAL OPAZO, Ú. Investigación artística en música. Barcelona: Grup de Recerca, 2014.
MAIA, Leandro. Poetics of song: songwriting habitus in the creative process of Brazilian music. Tese (Doutorado em Música). Bath Spa University, 2019.
MAIA, Leandro. Guaipeca. Parêntese. Porto Alegre, 11fev.2023. Disponível em https://www.matinaljornalismo.com.br/parentese/resenha/guaipeca/ Acesso em 09 jun 2024
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Editora Cobogó, 2021.
MIDDLETON, Richard (Ed.). Reading pop: Approaches to textual analysis in popular music. Oxford University Press, USA, 2000.
OJALA, Aleksi; VÄKEVÄ, Lauri. Keeping it real: addressing authenticity in classroom popular music pedagogy. Nordic Research in Music Education. Yearbook Vol. 16, 87–99, 2015. Disponível em http://hdl.handle.net/11250/2425455 acesso 10/03/2025
ONG, Walter J.; HARTLEY, John. Orality and literacy. Abington: Routledge, 2013.
RETRATO da atriz enquanto corpo na criação de Molly Bloom. Maria Falkembach, Temis Nicolaidis. Catarse Coletivo de Comunicação, 2015. DVD.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Editora Companhia das Letras, 2019.
ROSA, João Guimarães. Noites do sertão. Global editora, 2021.
SCHECHNER, Ricahrd. Restauración de la conducta. In: TAYLOR, Diana; FUENTES, Marcela (Edits.). Estudios avanzados de performance. México: FCE, Instituto Hemisférico de Performance y Politica, Tisch School of the Arts, New York University, 2011. p. 31-50.
SCHLEE, Aldyr Garcia. Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense. Pelotas: Fructos do Paiz, 2019. 2v. 992 p.
SILVA, Antonio de Pádua Dias da. Desejo homoerótico em Grande sertão: veredas. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 24, 2008.
SMITH-AUTARD, Jaqueline M. Dance composition: a practical guide to creative success in dance making. Fifth Edition. New York: Routledge, 2004. 212 p.
SOUZA, Marcelo Henrique Marques de. O complexo de vira-lata e o vira-lata complexo. TRANZ: Revista de Estudos Transitivos do Contemporâneo, 2013. p. 1-8. Disponível em https://tranz.org.br/8_edicao/TranZ13-Marcelo-Formatado.pdf acesso em 09 jun 2024
SUFICIER, D. M.; SANTOS, A. A. dos; VIEIRA, M. T.; MUZZETI, L. R. A noção bourdieusiana de hexis corporal em teses e dissertações brasileiras. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 26, n. 51, 2021. DOI: 10.52780/res.14265. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14265. Acesso em: 09 jun 2024.
SUMAN, Katia. O jabá e a formação do gosto musical: um estudo sobre o mundo das FMs. In LEITE, Carlos Augusto Bonifácio; FISCHER, Luís Augusto. O Alcance da Canção: estudos sobre música popular. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2016.
TAGG, Philip. Kojak-50 seconds of television music: toward the analysis of affect in popular music. Tese de Doutorado. University of Gothenburg 1979.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Leandro Ernesto Maia, Maria Fonseca Falkembach

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.