Corpo-identidades Guaipecas: pesquisa artística e performance antifascista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0106

Palabras clave:

pesquisa artística, processos criativos, canção popular, performance antifascista

Resumen

A interface entre música e movimento é abordada através da pesquisa artística “corpo-identidades guaipecas”, envolvendo a canção popular e a composição coreográfica com vista à performance ao vivo e ao audiovisual. A investigação artística ocorre na prática colaborativa entre dois pesquisadores, um intérprete e compositor de canção popular e uma bailarina compositora de coreografia de dança contemporânea. A interação entre as linguagens revela estratégias, operações e elementos dos processos criativos não percebidos isoladamente. Assim, os artistas observam seus próprios processos e percebem os saberes orais e corporais inscritos em suas práticas. Além da reflexão sobre os processos em si, existe a intencionalidade e a busca por uma poética contracolonial e antifascista que possibilite repensar práticas na universidade que promovam a ampliação dos campos de conhecimento em nível glocal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Ernesto Maia, Universidade Federal de Pelotas

Cantor e compositor. Professor do Centro de Artes da UFPel, é também ativista cultural e pesquisador PhD em Música pela Bath Spa University (Reino Unido), Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS) e Licenciado em Música (UFRGS). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Produção e Políticas Culturais e da Agência de Indústria Criativa e Mobilização Social (UFPel).

Maria Fonseca Falkembach, Universidade Federal de Pelotas

Artista e professora do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel. Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Teatro (Udesc). Graduada em Artes Cênicas (UFRGS). De 1996 a 2008, atuou como bailarina e atriz em Porto Alegre, em diversos trabalhos cênicos. Radicada em Pelotas desde 2009, quando fundou o Tatá – Núcleo de Dança-Teatro, no qual atua como coordenadora, coreógrafa, dramaturga, diretora e desenvolve pesquisa que articula as artes da cena e a educação.
https://dramaturgiadocorpo.blogspot.com/

http://lattes.cnpq.br/3998116807262286

Citas

BESSA, Leandro. DIADORIM-MENINO: transgeneridade e imagem mitopoética em Grande Sertão: Veredas. Iluminuras, v. 23, n. 62, 2022.

BERCHT, Gabriela. Pornografia e atos de fala: a perspectiva de Catharine MacKinnon. Revista Estudos Feministas, 30 (2). Florianópolis, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n277282. Acesso em: 11 jul 2025.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina; PORTELLI, Alessandro. Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. p. 183-191.

BOURDIEU, Pierre. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.

BOURDIEU, Pierre. The field of cultural production: Essays on art and literature. Cambridge: Polity, 1993.

CORPAS, Danielle. Grande Sertão: Veredas e formação brasileira. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 24, 2008.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Formação do corpo-sujeito/performer antifascita: currículo em tempos de governamentalidade algorítmica. In: ICLE, Gilberto (Org.). Formação e processos de criação: pesquisa, pedagogia e práticas performativas. São Paulo: Max Limonad, 2021. p. 34-59.

FALKEMBACH, Maria Fonseca. Dramaturgia do corpo e reinvenção de linguagem: transcriação de retratos literários de Gertrude Stein na composição do corpo cênico. Dissertação (Mestrado em Teatro). Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. Disponível em: https://www2.dti.ufv.br/danca_teatro/files/pesquisa/DISSERTACAO%20COMPLETA%20PDF.pdf. Acesso em: 08 jun 2024.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Cena. Porto Alegre, n. 7, p. 77-88, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/11961/7154 Acesso em: 08 jun 2024.

GONZÁLEZ, Danae Gallo et al. Tecendo futuros. Utopias e distopias contra/coloniais. outra travessia, v. 1, n. 37, p. 8-21, 2024. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/102789 Acesso em 10 mar 2025

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Ed.). The invention of tradition. Cambridge university press, 2012.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. Ullmann, Lisa (ed.). Trad. Maria da Conceição Parahyba Campos. São Paulo: Ícone, 1990.

LILLIESTAM, Lars. On playing by ear. Popular music, v. 15, n. 2, p. 195-216, 1996.

LORD, A.B. The Singer of Tales. London: Oxford University Press, 1971.

LÓPEZ-CANO, R.; SAN CRISTÓBAL OPAZO, Ú. Investigación artística en música. Barcelona: Grup de Recerca, 2014.

MAIA, Leandro. Poetics of song: songwriting habitus in the creative process of Brazilian music. Tese (Doutorado em Música). Bath Spa University, 2019.

MAIA, Leandro. Guaipeca. Parêntese. Porto Alegre, 11fev.2023. Disponível em https://www.matinaljornalismo.com.br/parentese/resenha/guaipeca/ Acesso em 09 jun 2024

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Editora Cobogó, 2021.

MIDDLETON, Richard (Ed.). Reading pop: Approaches to textual analysis in popular music. Oxford University Press, USA, 2000.

OJALA, Aleksi; VÄKEVÄ, Lauri. Keeping it real: addressing authenticity in classroom popular music pedagogy. Nordic Research in Music Education. Yearbook Vol. 16, 87–99, 2015. Disponível em http://hdl.handle.net/11250/2425455 acesso 10/03/2025

ONG, Walter J.; HARTLEY, John. Orality and literacy. Abington: Routledge, 2013.

RETRATO da atriz enquanto corpo na criação de Molly Bloom. Maria Falkembach, Temis Nicolaidis. Catarse Coletivo de Comunicação, 2015. DVD.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. Editora Companhia das Letras, 2019.

ROSA, João Guimarães. Noites do sertão. Global editora, 2021.

SCHECHNER, Ricahrd. Restauración de la conducta. In: TAYLOR, Diana; FUENTES, Marcela (Edits.). Estudios avanzados de performance. México: FCE, Instituto Hemisférico de Performance y Politica, Tisch School of the Arts, New York University, 2011. p. 31-50.

SCHLEE, Aldyr Garcia. Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense. Pelotas: Fructos do Paiz, 2019. 2v. 992 p.

SILVA, Antonio de Pádua Dias da. Desejo homoerótico em Grande sertão: veredas. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 24, 2008.

SMITH-AUTARD, Jaqueline M. Dance composition: a practical guide to creative success in dance making. Fifth Edition. New York: Routledge, 2004. 212 p.

SOUZA, Marcelo Henrique Marques de. O complexo de vira-lata e o vira-lata complexo. TRANZ: Revista de Estudos Transitivos do Contemporâneo, 2013. p. 1-8. Disponível em https://tranz.org.br/8_edicao/TranZ13-Marcelo-Formatado.pdf acesso em 09 jun 2024

SUFICIER, D. M.; SANTOS, A. A. dos; VIEIRA, M. T.; MUZZETI, L. R. A noção bourdieusiana de hexis corporal em teses e dissertações brasileiras. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 26, n. 51, 2021. DOI: 10.52780/res.14265. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/14265. Acesso em: 09 jun 2024.

SUMAN, Katia. O jabá e a formação do gosto musical: um estudo sobre o mundo das FMs. In LEITE, Carlos Augusto Bonifácio; FISCHER, Luís Augusto. O Alcance da Canção: estudos sobre música popular. Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2016.

TAGG, Philip. Kojak-50 seconds of television music: toward the analysis of affect in popular music. Tese de Doutorado. University of Gothenburg 1979.

Publicado

2025-08-05

Cómo citar

MAIA, Leandro Ernesto; FALKEMBACH, Maria Fonseca. Corpo-identidades Guaipecas: pesquisa artística e performance antifascista. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. e0106, 2025. DOI: 10.5965/2525530410012025e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27026. Acesso em: 19 sep. 2025.