Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0104Parole chiave:
história de vida, professor de música, projeto social, entrevista narrativa (auto)biográficaAbstract
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado concluído, no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (PPGMUS-UnB), cujo objetivo constituiu-se em compreender o que é ser professor de música, no bojo de projetos sociais. O trabalho dialoga com pesquisadores da área de Educação Musical em projetos sociais, com foco na qualidade da formação/constituição do docente. O referencial teórico parte de conceitos inerentes ao ensino de música e suas implicações na aprendizagem, em uma perspectiva mais transformadora que reprodutiva, como Biografização na contemporaneidade e com reflexões sobre processos de constituição do sujeito e os conceitos de Lugar. A pesquisa se inscreve na perspectiva teórico-metodológica (Auto)Biográfica, cuja fonte foi uma entrevista, dessa natureza, com o professor de música Valdécio Fonseca, idealizador do projeto social “Música e cidadania”, realizado em Varjão (DF). A análise interpretativa prioriza a subjetividade do sujeito, a observação dos processos de reflexividade do agir e narrar sobre si do colaborador da pesquisa. Ao fazer uma escuta atenta, da palavra dada pelo professor, que aqui configura-se como de um outro-Autor, o professor Valdécio fez emergir, em
seus discursos narrativos, as posturas, as escolhas, as tomadas de decisões e sua avaliação sobre acontecimentos escolhidos e narrados por ele. As conclusões indicam uma epistemologia do sujeito biográfico, o qual enlaça, nas narrativas da experiência, as razões e emoções capazes de levar um professor de música de projeto social a fazer o que fez. Na
pesquisa (auto)biográfica em Educação Musical, o professor não conta como faz, mas o que fez de sua vida.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABRAHÃO, Maria Helena M.B. Destacados Educadores Brasileiros: Suas histórias, nossa história. EdiPURS, 2016.
ABREU, Delmary Vasconcelos. A história de vida aguçada pelos biografemas: um recorte da história de vida de Jusamara Souza com o campo da educação musical. Revista da Abem, v. 27, n. 43, p. 150-167, jul/dez, 2019.
ABREU, Delmary Vasconcelos. História de Vida e sua representatividade no campo da Educação Musical: um estudo com dois Educadores Musicais do Distrito Federal. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.21, n.40, p.33-57, jan./jun. 2017.
ABREU, Delmary Vasconcelos. Levino Ferreira de Alcântara: a gênese da educação musical no Distrito Federal. In: (Org.) ABRAHÃO, M. H. M.B. Destacados Educadores Brasileiros: suas histórias, nossa história. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2016, p. 119-146.
ABREU, Delmary Vasconcelos. História de vida de uma intelectual brasileira: Jusamara Souza e seus desafios epistemológicos com a Educação Musical. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 5, n. 13, p. 243-260, 28 jun. 2020.
ARROYO, Margarete. Um olhar antropol6gico sobre praticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, n. 5, p.13-20, 2000.
BAUMAN, ZYGMUNT. Entrevista sobre Educação. Desafios Pedagógicos e Modernidade Líquida. (Segunda parte da entrevista: Os desafios da educação: aprender a caminhar sobre areias movediças, realizada por Alba Porcheddu). Trad. Neide L. de Rezende e Marcello Bulgarelli. Cadernos de Pesquisa, n. 137, v. 39, 2009.
BOLÍVAR, A. Metodología de la investigación biográfico-narrativa: recogida y análisis de dados. In: PASSEGGI, M.C; ABRAHÃO, M.H.M.B (Orgs). Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto Alegre:EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012, p. 79-109.
BOWMAN, Wayne. Educating Musically, in Richard Colwell and Carol Richardson eds. The new handbook of research on music teaching and learning. New York: Oxford University Press, p. 1-35, 2001.
BOWMAN, Wayne. Practices, virtue ethics, and music education. Action, Criticism, and Theory for Music Education, p. 01-19, 2012.
BOWMAN, Wayne. The ethical significance of music-making by Wayne Bowman. First published in Issue of the. Music Mark Magazine, Winter, 2014.
BOWMAN, Wayne. The limits and grounds of musical praxiliasm. In: Elliott, David. Praxial Music Education: reflections and dialogues. Oxford University Press, p. 52-78, 2005.
BOWMAN, Wayne. “Who is the “We”? Rethinking Professionalism in Music Education”. Action, Criticism, and Theory for Music Education. p. 109-131, 2007.
BOWMAN, Wayne. Why do humans value music?. Philosophy of Music Education Review. p. 55-63, 2002.
DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Natal: EDUFRN, 2012.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo--projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. Natal, RN: EDUFRN. São Paulo, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação v.16, n.47 maio-ago.2011.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Lisboa: EDUCA, 2004, p. 64.
KATER, Carlos. O que podemos esperar da educação musical em projetos de ação social. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 12. n. 10, p. 43-51, 2004.
KLEBER, Magali. O Terceiro Setor e Projetos Sociais em Música. In: Revista Eletrônica do Terceiro Setor. 09 de maio de 2003. Disponível em: www.rets.rits.org.br. Acesso em: 28.03.2022.
KLEBER, Magali. Projeto sociais e educação musical. In: Jusamara Souza. (Org). Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, p. 213-235, 2008.
KOELLREUTTER, H. J. Educação musical no Terceiro Mundo. In: KATER, C. (Ed.). Cadernos de estudo de Educação musical, n. 1. São Paulo. Atravez: EM-UFMG, 1998.
MELO NETO, João Cabral de. Poemas. In: MACHADO, Luiz Raul. Novas Seletas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
MAXIMINANO, Antonio César Amaru. Administração de projetos: transformando ideias em resultados. São Paulo, 1997.
MÜLLER, Vânia. Ações sociais em educação musical: com que ética, para qual mundo? Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, 53-58, 2004.
NASCIMENTO, Antônio Dias. Música, Educação e Projetos Sociais. Projetos sociais e educação. Porto Alegre, 2014.
OLIVEIRA, Alda. Atuação profissional do educador musical: terceiro setor. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 11 n. 8, p. 93-98, 2003.
OTERO, Marcela Fossati. Alteridade e solicitude a partir da obra o si mesmo como outro de Paul Ricoeur. Enciclopédia Pelotas, vol, 04, p. 94 –101, 2015.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas Da Experiência Na Pesquisa-Formação:1 Do Sujeito Epistêmico Ao Sujeito Biográfico, Revista Roteiro, Joaçaba.v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016.
PRODANOV, C.C; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Universidade Feevale – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013.
QUEIROZ, Andréa Matias. Experiências formativas em música ao longo da vida: um estudo a partir de entrevistas narrativas com jovens de uma orquestra. (Dissertação de Mestrado). Programa de Pós-Graduação Música em Contexto-Universidade de Brasília. Brasília, 2015.
QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Escola, Cultura, diversidade e educação musical. Revista Intermeio, Campo Grande, MS. V 19, n.37 P 95-124, Jan/Jun. 2013.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.
SANTOS, C. P. Musicalização de crianças e adolescentes: um projeto educativo de transformação social. Dissertação (Mestrado) - Máster of Arts in Music, Campbellsville University, Campbellsville/Recife. 2006.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.12. n. 10, p. 7-11, 2004.
SOUZA, Jusamara. Música em projetos sociais: a perspectiva da sociologia da educação musical. In: SOUZA, Jusamara. (Org.). Música, educação e projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2014.
VASCONCELOS, Ana Lúcia Fontes de Souza. Uma experiência de avaliação dos impactos da formação de capital humano em programas sociais: o caso do programa de liderança e desenvolvimento social (PLDS) no nordeste Brasileiro. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Karina Firmino Vieira, Delmary Vasconcelos de Abreu
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.