Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0104

Mots-clés :

história de vida, professor de música, projeto social, entrevista narrativa (auto)biográfica

Résumé

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado concluído, no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília (PPGMUS-UnB), cujo objetivo constituiu-se em compreender o que é ser professor de música, no bojo de projetos sociais. O trabalho dialoga com pesquisadores da área de Educação Musical em projetos sociais, com foco na qualidade da formação/constituição do docente. O referencial teórico parte de conceitos inerentes ao ensino de música e suas implicações na aprendizagem, em uma perspectiva mais transformadora que reprodutiva, como Biografização na contemporaneidade e com reflexões sobre processos de constituição do sujeito e os conceitos de Lugar. A pesquisa se inscreve na perspectiva teórico-metodológica (Auto)Biográfica, cuja fonte foi uma entrevista, dessa natureza, com o professor de música Valdécio Fonseca, idealizador do projeto social “Música e cidadania”, realizado em Varjão (DF). A análise interpretativa prioriza a subjetividade do sujeito, a observação dos processos de reflexividade do agir e narrar sobre si do colaborador da pesquisa. Ao fazer uma escuta atenta, da palavra dada pelo professor, que aqui configura-se como de um outro-Autor, o professor Valdécio fez emergir, em
seus discursos narrativos, as posturas, as escolhas, as tomadas de decisões e sua avaliação sobre acontecimentos escolhidos e narrados por ele. As conclusões indicam uma epistemologia do sujeito biográfico, o qual enlaça, nas narrativas da experiência, as razões e emoções capazes de levar um professor de música de projeto social a fazer o que fez. Na
pesquisa (auto)biográfica em Educação Musical, o professor não conta como faz, mas o que fez de sua vida.

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Bibliographies de l'auteur

Karina Firmino Vieira, University of Brasília

É graduada em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (2011) e Mestre em Música pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é docente na graduação em música da Universidade de Brasília.

Delmary Vasconcelos de Abreu, University of Brasília

Docente de música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em música pela UFRGS, mestrado em linguagem (UFMT), graduação em letras (Unemat) e graduação em música (IPA/RS). Possui pós-doutorado em educação na linha cultura, escrita e linguagens pela UFPel. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB e líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia.

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Publiée

2022-04-29

Comment citer

VIEIRA, Karina Firmino; ABREU, Delmary Vasconcelos de. Ser professor de música de projeto social: narrativas musicobiográficas. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0104, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0104. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/20848. Acesso em: 25 nov. 2024.