Práticas surpreendentes: uma estratégia de ensino na formação do professor de música
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530402022017200Palabras clave:
professor pesquisador, técnicas de observação, prática de ensinoResumen
O capítulo de Fink-Jensen centra-se em duas questões fundamentais para o desenvolvimento da prática pedagógica de estudantes de música em formação docente: como a teoria pode contribuir para o desenvolvimento da prática e como a relação entre teoria e prática pode ser abordada durante a formação. Concebendo o professor como um pesquisador propõe a implementação de uma estratégia de ensino que denominou de “práticas surpreendentes”, apoiando-se em conceitos antropológicos e fenomenológicos, bem como em teorias do campo da psicologia, da pedagogia e da educação musical. O ponto central é a identificação de uma situação-problema e, para isso, é essencial que o estudante seja capaz de observar de forma aberta e sensível, deixando para trás premissas teóricas já estabelecidas para que possa gerar novas possibilidades para tal situação de ensino.
Tradução de Ana Ester Correia Madeira e Teresa Mateiro
Descargas
Citas
FIELD, James C.; LATTA, Margaret A. Macintyre. What constitutes becoming experienced in teaching and learning? Faculty Publications: department of teaching, learning and teacher education, 2001. Disponível em: <http://digitalcommons.unl.edu/teachlearnfacpub/5>. Acesso em: 17 de Setembro de 2012.
FINK-JENSEN, Kirsten. Attunement and bodily dialogues in music education. Philosophy of Music Education Review, n. 15, v.1, p. 53-68, 2007.
GLEITMAN, Henry; FRIDLUND, Alan J.; REISBERG, Daniel. Psychology. New York: W. W. Norton, 1999.
HAAVIND, Hanne (Ed.). Kjønn Og Fortolkende Metode: metodiske muligheter i kvalitativ forskning. Oslo: Gyldendal Akademisk, 2000.
HARGREAVES, David J. The Developmental Psychology of Music. Cambrige: Cambrige University Press, 1986.
IMSEN, Gunn. Lærerens Verden: innføring i generell didaktik. Oslo: Tano Aschehoung, 1997.
JARVIS, Peter. The Practitioner-Researcher: developing theory from practice. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1999.
KVERNBEKK, Tone. Pedagogisk Teoridannelse: insider, teoriformer of praksis. Bergen: Fagbokforlaget, 2005.
KVERNBEKK, Tone. Seeing In Practice: a conceptual analysis. Scandinavian Journal of Educational Research, n. 44, v. 4, 358-370, 2000.
KVERNBEKK, Tone. Teorityper og bruk av teori. In: NIELSSEN, Frede V.; JØRGENSEN, Harald (Eds.). Nordisk Musikkpedagogisk Forskning årbok 5. Oslo: NMH-publikasjoner, Norges Musikkhøgskole, p. 25-42, 2001.
LYLE, John. Stimulated Recall: a report in its use in naturalistic research, British Educational Research Journal, n. 29, v. 6, p. 861-878, 2003.
NIELSEN, Frede V. Almen Musikdidaktik. Copenhagen: Akademisk Forlag, 1998.
ROBERTS, Brian. Music teachers as researchers, International Journal of Music Education, n. 23, v. 1, p. 24-33, 1994.
RØNHOLT, Helle. Didaktiske irritationer. In: RØNHOLT, Helle; HOLGERSEN, Sven-Erik; FINK-JENSEN, Kirsten; NIELSEN, Anne Maj (Eds.). Video i Pædagogisk Forskning: krop og udtryk i bevægelse. Copenhagen: Forlaget Hovedland, p. 106-153, 2003.
RØNHOLT, Helle; HOLGERSEN, Sven-Erik; FINK-JENSEN, Kirsten; NIELSEN, Anne Maj. Video i pædagogisk forskning: krop og udtryk i bevægelse. Copenhagen: Forlaget Hovedland, 2003.
SHWEDER, R. A. Thinking Through Cultures: expeditions in cultural psychology. Cambrige, MA: Harvard University Press, 1991.
ZAHAVI, Dan. Beyong Empathy: phenomenological approaches to intersubjectivity, Journal of Consciousness Studies, n. 8, v. 5-7, p. 151-167, 2001.
ZAHAVI, Dan. Fænomenologi. Copenhagen: Roskilde Universitetsforlag, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 ORFEU

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
 
							




 Este site está licenciado sob uma licença
 Este site está licenciado sob uma licença 