Sobre penas e fitas:
corporeidade e experimentação em ambientes híbridos
DOI :
https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0101Mots-clés :
experimentalismo musical, hibridismo, viola, tape, vozRésumé
Este texto investiga os atravessamentos entre corpo, tecnologia e criação sonora na obra “Você já viu um pássaro morrer?” (2024), para viola, voz e fita. A partir de uma abordagem artístico-fenomenológica, explora-se o processo criativo como parte de uma pesquisa sobre a presença e a corporeidade do performer em contextos híbridos. Dividido em quatro seções, o artigo contextualiza a criação da peça, analisa seus impulsos experimentais e suas referências poéticas (Costa, Zumthor, Caesar, Merleau-Ponty), e reflete sobre os processos composicionais à luz da instrumenticidade de cada camada sonora. Improviso, crônica e sons naturais são articulados numa poética que tenciona fronteiras entre o falado e o cantado, o acústico e o eletrônico. A peça propõe, assim, uma escuta encarnada e um convite à continuidade de investigações artísticas sobre o corpo como eixo criador e mediador.
Téléchargements
Références
BAYLE, François. La musique acousmatique. Propositions... ...positions. Paris: Buchet-
Chastel, 1994.
BERTELSEN, Olav W.; BREINBJERG, Morten; POLD, Søren. Instrumentness for creativity mediation, materiality & metonymy. In: Proceedings of the 6th ACM SIGCHI Conference on Creativity & Cognition. 2007. p. 233-242.
BOUYER, Gilbert Cardoso. Percepção e trabalho na fenomenologia de Merleau-Ponty. Ciênc. cogn., Rio de Janeiro , v. 14, n. 2, p. 59-73, jul. 2009 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212009000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 21 jun. 2024.
CAESAR, Rodolfo. A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem. In: Anais do XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2013.
COSTA, Rogério. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação. São
Paulo, 2003.
______, Rogério. Processos de consistência e contextos na improvisação livre: aproximações preliminares. Revista Orfeu, v. 1, n. 2, 2016.
______, R. L. M. da. A ideia de corpo e a configuração do ambiente da improvisação musical. Opus, v. 14, n. 2, dez. 2008.
DI BENEDETTO, Antonio. O Silencieiro. São Paulo: Globo, 2006.
FERRAZ, Marcus Sacrini Ayres. Fenomenologia e ontologia em Merleau-Ponty. 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
HONÓRIO, Jucemar. A má ambiguidade na filosofia de Maurice Merleau-Ponty. Florianópolis - SC. 2012 137f . Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
HOSOKAWA, Shuhei. “The Walkman Effect.” Popular Music 4 (1984): 165-80. (Disponível em J. Stern (Ed) The Sound Studies Reader, pp. 104-116)
MCLUHAN, Marshall. Electronics and the changing role of print. Audio Visual Communication Review, p. 74-83, 1960.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto Ferreira de Moura. 4ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
PADOVANI, J. H. Escutar com máquinas, compor com pássaros: sobre ‘nós, passarinho’ para flauta e eletrônica em tempo real. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78610.
RODRIGUES, Michele Pereira. O cronismo de Luiz Ruffato no El País: narrativas de resistência e engajamento. Dissertação. Mestrado em Comunicação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, MG. 2018.
PAUL, Valéry. La conquête de l’ubiquité. Pièces sur l’art, p. 1284, 1934.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Sueli Fenerich. 2ª Ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Thayná Aline Bonacorsi Xavier, Rogério Costa 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .