Sobre penas e fitas:

corporeidade e experimentação em ambientes híbridos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0101

Palabras clave:

experimentalismo musical, hibridismo, viola, tape, voz

Resumen

Este texto investiga os atravessamentos entre corpo, tecnologia e criação sonora na obra “Você já viu um pássaro morrer?” (2024), para viola, voz e fita. A partir de uma abordagem artístico-fenomenológica, explora-se o processo criativo como parte de uma pesquisa sobre a presença e a corporeidade do performer em contextos híbridos. Dividido em quatro seções, o artigo contextualiza a criação da peça, analisa seus impulsos experimentais e suas referências poéticas (Costa, Zumthor, Caesar, Merleau-Ponty), e reflete sobre os processos composicionais à luz da instrumenticidade de cada camada sonora. Improviso, crônica e sons naturais são articulados numa poética que tenciona fronteiras entre o falado e o cantado, o acústico e o eletrônico. A peça propõe, assim, uma escuta encarnada e um convite à continuidade de investigações artísticas sobre o corpo como eixo criador e mediador.

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Biografía del autor/a

Thayná Aline Bonacorsi Xavier, USP

Licenciada em Educação Musical e também Bacharel em Viola pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - IA/Unicamp. Mestre em performance pelo programa de Processos e Práticas de Construção e Expressão Musicais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).Atuante no campo da performance solo e orquestral e no ensino coletivo de instrumento de cordas. Atualmente realiza pesquisas sobre a pedagogia e a performance musical de instrumentos de cordas friccionadas e suas afetações por tecnologias digitais dentro da relação humano-máquina dentro do programa de pós PPG-MUS da USP na área de Processos de Criação Musical sob orientação do prof. Dr. Rogério Costa, sendo parte da equipe de pesquisadores do NuSom (Núcleo de Pesquisa em Sonologia da USP), sediado no Departamento de Música da ECA/USP.

Rogério Costa, USP

Compositor, performer, saxofonista e investigador. Professor livre docente no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Atualmente, coordena projetos de pesquisa sobre a improvisação e suas conexões com outras áreas de estudo tais como composição, educação, tecnologia, etnomusicologia, filosofia, as ciências cognitivas, micropolítica e decolonialidade e possui uma vasta produção bibliográfica sobre esses temas publicada em revistas, anais de congresso e livros. O mais importante dos seus projetos atuais é a Orquestra Errante, grupo que desenvolve pesquisas sobre improvisação e práticas criativas coletivas. Fundada em 2009, a OE é constituída por alunos da graduação e da pós-graduação Universidade de São Paulo e funciona de forma horizontal e democrática. Atualmente o professor Costa é um dos pesquisadores principais do NuSom. Autor do livro Música Errante: o Jogo da Improvisação Livre, em 2024 publicou o livro Autour de l' Improvisación: Essais em colaboração com as professoras Inés Pérez-Wilke e Patricia Kuypers.

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Publicado

2025-09-29

Cómo citar

BONACORSI XAVIER, Thayná Aline; COSTA, Rogério. Sobre penas e fitas:: corporeidade e experimentação em ambientes híbridos. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0101, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27238. Acesso em: 1 oct. 2025.