Of feathers and tapes

corporeality and experimentation in hybrid environments

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530410022025e0101

Keywords:

experimentalismo musical, hibridismo, viola, tape, voz

Abstract

This text investigates the intersections between body, technology, and sound creation in the piece Have You Ever Seen a Bird Die? (2024), for viola, voice, and tape. Through an artistic-phenomenological approach, it explores the creative process as part of a doctoral research on the presence and corporeality of the performer in hybrid contexts. Divided into four sections, the article contextualizes the composition, analyzes its experimental impulses and poetic references (Costa, Zumthor, Caesar, Merleau-Ponty), and reflects on the compositional processes in light of the instrumentality of each sonic layer. Improvisation, chronicle, and natural sounds are articulated within a poetics that challenges boundaries between spoken and sung, acoustic and electronic. The piece proposes an embodied listening, serving as an invitation to continue artistic investigations on the body as a creative and mediating axis.

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Author Biographies

Thayná Aline Bonacorsi Xavier, USP

Licenciada em Educação Musical e também Bacharel em Viola pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - IA/Unicamp. Mestre em performance pelo programa de Processos e Práticas de Construção e Expressão Musicais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).Atuante no campo da performance solo e orquestral e no ensino coletivo de instrumento de cordas. Atualmente realiza pesquisas sobre a pedagogia e a performance musical de instrumentos de cordas friccionadas e suas afetações por tecnologias digitais dentro da relação humano-máquina dentro do programa de pós PPG-MUS da USP na área de Processos de Criação Musical sob orientação do prof. Dr. Rogério Costa, sendo parte da equipe de pesquisadores do NuSom (Núcleo de Pesquisa em Sonologia da USP), sediado no Departamento de Música da ECA/USP.

Rogério Costa, USP

Compositor, performer, saxofonista e investigador. Professor livre docente no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Atualmente, coordena projetos de pesquisa sobre a improvisação e suas conexões com outras áreas de estudo tais como composição, educação, tecnologia, etnomusicologia, filosofia, as ciências cognitivas, micropolítica e decolonialidade e possui uma vasta produção bibliográfica sobre esses temas publicada em revistas, anais de congresso e livros. O mais importante dos seus projetos atuais é a Orquestra Errante, grupo que desenvolve pesquisas sobre improvisação e práticas criativas coletivas. Fundada em 2009, a OE é constituída por alunos da graduação e da pós-graduação Universidade de São Paulo e funciona de forma horizontal e democrática. Atualmente o professor Costa é um dos pesquisadores principais do NuSom. Autor do livro Música Errante: o Jogo da Improvisação Livre, em 2024 publicou o livro Autour de l' Improvisación: Essais em colaboração com as professoras Inés Pérez-Wilke e Patricia Kuypers.

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Published

2025-09-29

How to Cite

BONACORSI XAVIER, Thayná Aline; COSTA, Rogério. Of feathers and tapes: corporeality and experimentation in hybrid environments. Orfeu, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. e0101, 2025. DOI: 10.5965/2525530410022025e0101. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/27238. Acesso em: 1 oct. 2025.