Os processos de compreensão da interpretação musical a partir da tríplice mimese: uma análise à luz de Paul Ricoeur
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530410012025e0103Palabras clave:
Interpretação musical, narrativa, tempo, hermenêutica, análise musicalResumen
Este artigo empreende uma investigação sobre a interação entre a teoria narrativa de Paul Ricoeur e as práticas interpretativas na música. Partindo da premissa de que a mimese, processo apresentado pelo autor em três estágios, transcende a imitação para alcançar a figuração, a configuração e a refiguração, o trabalho busca explorar vias para a representação de relações subjetivas a partir das composições musicais, em que os mecanismos narrativos interagem no âmbito da estrutura musical. Como ponto central desta ligação, questiona-se se é possível a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur traçar uma discussão que possa subsidiar o ato interpretativo e performático. Essa proposta busca, portanto, promover um corpo conceitual para a interpretação musical em que o sujeito compreende a dinâmica estrutural da obra e se posicione a partir da sua relação com o mundo, escapando de dicotomias do tipo sujeito x objeto que acometem a análise com fins de performance.
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