Traços de desenvolvimento profissional de professores de música: construção da docência e a significação das relações e das práticas na educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530407012022e0110

Palabras clave:

desenvolvimento profissional, professores de música, educação básica

Resumen

Este trabalho advém de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender como ocorre o processo de desenvolvimento profissional do professor de música da região da grande Natal a partir da sua relação com a escola de educação básica. A pesquisa foi realizada partindo das ideias da tese de Autor, utilizando-se também da visão conceitual de lugar de Tuan, de desenvolvimento profissional de Nóvoa e de construção biográfica de Delory-Momberger, bem como a pesquisa autobiográfica. O estudo foi realizado por meio de entrevistas narrativas com quatro professores licenciados, experientes e atuantes em escolas de educação básica, pensando a escola na complexidade de sua dimensão espacial. Os resultados sinalizam que o desenvolvimento profissional de professores de música depende do entendimento e do reconhecimento do ser docente na escola, da relação e vinculação entre professor, alunos e música e da compreensão do que aprendem na e com a escola.

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Biografía del autor/a

Tamar Genz Gaulke, Federal University of Rio Grande do Norte

É professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutora em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ana Clara da Silva Ponciano, Federal University of Rio Grande do Norte

Licencianda em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi bolsista da Iniciação Científica (PIBIC-UFRN), produzindo pesquisas sobre o desenvolvimento profissional de professores de música e a escola de educação básica.

Fernanda Gomes de Amorim, Universidad Federal de Río Grande del Sur

Doutoranda em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Música pela UFRGS (2021) e licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2017).

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Publicado

2022-07-07

Cómo citar

GAULKE, Tamar Genz; PONCIANO, Ana Clara da Silva; AMORIM, Fernanda Gomes de. Traços de desenvolvimento profissional de professores de música: construção da docência e a significação das relações e das práticas na educação básica. Orfeu, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. e0110, 2022. DOI: 10.5965/2525530407012022e0110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/21922. Acesso em: 21 dic. 2024.