Práticas surpreendentes: uma estratégia de ensino na formação do professor de música
DOI:
https://doi.org/10.5965/2525530402022017200Palavras-chave:
professor pesquisador, técnicas de observação, prática de ensinoResumo
O capítulo de Fink-Jensen centra-se em duas questões fundamentais para o desenvolvimento da prática pedagógica de estudantes de música em formação docente: como a teoria pode contribuir para o desenvolvimento da prática e como a relação entre teoria e prática pode ser abordada durante a formação. Concebendo o professor como um pesquisador propõe a implementação de uma estratégia de ensino que denominou de “práticas surpreendentes”, apoiando-se em conceitos antropológicos e fenomenológicos, bem como em teorias do campo da psicologia, da pedagogia e da educação musical. O ponto central é a identificação de uma situação-problema e, para isso, é essencial que o estudante seja capaz de observar de forma aberta e sensível, deixando para trás premissas teóricas já estabelecidas para que possa gerar novas possibilidades para tal situação de ensino.
Tradução de Ana Ester Correia Madeira e Teresa Mateiro
Downloads
Referências
FIELD, James C.; LATTA, Margaret A. Macintyre. What constitutes becoming experienced in teaching and learning? Faculty Publications: department of teaching, learning and teacher education, 2001. Disponível em: <http://digitalcommons.unl.edu/teachlearnfacpub/5>. Acesso em: 17 de Setembro de 2012.
FINK-JENSEN, Kirsten. Attunement and bodily dialogues in music education. Philosophy of Music Education Review, n. 15, v.1, p. 53-68, 2007.
GLEITMAN, Henry; FRIDLUND, Alan J.; REISBERG, Daniel. Psychology. New York: W. W. Norton, 1999.
HAAVIND, Hanne (Ed.). Kjønn Og Fortolkende Metode: metodiske muligheter i kvalitativ forskning. Oslo: Gyldendal Akademisk, 2000.
HARGREAVES, David J. The Developmental Psychology of Music. Cambrige: Cambrige University Press, 1986.
IMSEN, Gunn. Lærerens Verden: innføring i generell didaktik. Oslo: Tano Aschehoung, 1997.
JARVIS, Peter. The Practitioner-Researcher: developing theory from practice. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1999.
KVERNBEKK, Tone. Pedagogisk Teoridannelse: insider, teoriformer of praksis. Bergen: Fagbokforlaget, 2005.
KVERNBEKK, Tone. Seeing In Practice: a conceptual analysis. Scandinavian Journal of Educational Research, n. 44, v. 4, 358-370, 2000.
KVERNBEKK, Tone. Teorityper og bruk av teori. In: NIELSSEN, Frede V.; JØRGENSEN, Harald (Eds.). Nordisk Musikkpedagogisk Forskning årbok 5. Oslo: NMH-publikasjoner, Norges Musikkhøgskole, p. 25-42, 2001.
LYLE, John. Stimulated Recall: a report in its use in naturalistic research, British Educational Research Journal, n. 29, v. 6, p. 861-878, 2003.
NIELSEN, Frede V. Almen Musikdidaktik. Copenhagen: Akademisk Forlag, 1998.
ROBERTS, Brian. Music teachers as researchers, International Journal of Music Education, n. 23, v. 1, p. 24-33, 1994.
RØNHOLT, Helle. Didaktiske irritationer. In: RØNHOLT, Helle; HOLGERSEN, Sven-Erik; FINK-JENSEN, Kirsten; NIELSEN, Anne Maj (Eds.). Video i Pædagogisk Forskning: krop og udtryk i bevægelse. Copenhagen: Forlaget Hovedland, p. 106-153, 2003.
RØNHOLT, Helle; HOLGERSEN, Sven-Erik; FINK-JENSEN, Kirsten; NIELSEN, Anne Maj. Video i pædagogisk forskning: krop og udtryk i bevægelse. Copenhagen: Forlaget Hovedland, 2003.
SHWEDER, R. A. Thinking Through Cultures: expeditions in cultural psychology. Cambrige, MA: Harvard University Press, 1991.
ZAHAVI, Dan. Beyong Empathy: phenomenological approaches to intersubjectivity, Journal of Consciousness Studies, n. 8, v. 5-7, p. 151-167, 2001.
ZAHAVI, Dan. Fænomenologi. Copenhagen: Roskilde Universitetsforlag, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 ORFEU
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.