Metodologias de ensino de Estudos Corporais e do Movimento para o ensino de Artes/Dança
DOI:
https://doi.org/10.5965/235809252712023e4440Palavras-chave:
dança, práticas corporais, educaçãoResumo
O presente artigo aborda algumas experiências feitas em dois componentes curriculares do curso de graduação em dança e do Mestrado profissional em Ensino de Artes na UFRN. As vivências explicitadas são pautadas em práticas corporais e de movimento para o ensino da Dança e suas possíveis aplicabilidades na educação básica. O texto relaciona tais experiências com os conteúdos do Ensino da Dança e com o que prega a BNCC para o ensino de Arte/Dança.
Downloads
Referências
ANDRADE, C. R.; GODOY, K. M. A. Dança com crianças: proposta, ensino e possibilidades. 1 ed. Curitiba: Aprris, 2018.
ANDRAUS, M. B. M. A “outra coisa”: ensino de composição artís- tica mediado por vídeo e o uso de tecnologia como estratégia no contexto da pandemia covid19. Olhares e Trilhas, v. 23, n. 2, abril-jun/2021, pp. 504-518. Disponível em: https://seer.ufu. br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60103 . Acesso em: 6 jan. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, MEC/CONSED/UNDIME NACIONAL. 2017.
CLARCK, L. Lygia Clark. Barcelona: Fundació Antoni Tàpies, 1998.
CROUCH, C., & MAZUR, E. Peer Instruction: Ten Years of Experience and Results. American Journal of Physics, 2001, v. 69(9), p. 970-977. Disponível em https://web.mit.edu/jbelcher/ www/TEALref/Crouch_Mazur.pdf. Acessado em 11 de novembro de 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
LABAN, R. The mastery of movement. London: Dance Books Ltd, 2011.
LINS, M.J.S.C. Educação Bancária: uma questão filosófica de aprendizagem. Educação e Cultura Contemporânea, v. 8, p. 16, 2011. Disponível em http://periodicos.estacio.br/index.php/ reeduc/issue/view/33 Acessado em 05 de janeiro de 2023.
MORÁN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A., & Torres-Morales, O. E. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2015.
RAVINDRANATH, D., GAY, T. L., & RIBA, M. B. Trainees as teachers in team-based learning. Academic Psychiatry, 2010, v. 34(4), p. 294-297. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih. gov/20576991/. Acessado em 11 de novembro de 2022.
RENGEL, L. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2000.
ROBATTO, L. A dança como via privilegiada de educação: relato de uma experiência. Salvador: EDUFBA, 2012.
ROLNIK, S. Arquivo para uma obra-acontecimento. Ativação da memória corporal da poética de Lygia Clark e seu contex- to. 2011. Disponível em https://desarquivo.org. Acessado em 02/05/2021.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial n.4, 79-97, 2014. Disponível em https://www.scielo. br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 11 de novembro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.