Histórias em quadrinhos produzidas por estudantes camponeses e indíngenas: um estudo a partir da teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e03693

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Educação do Campo, Ensino Desenvolvimental

Resumo

Entendemos que a Teoria Histórico-Cultural busca elaborar instrumentos de ensino que se diferencia do ensino tradicional, uma vez que possibilita os indivíduos apropriarem-se dos conhecimentos teóricos para que de fato ocorra o desenvolvimento psíquico, por meio de elementos históricos e culturais. Tem como objetivo identificar as contribuições das Histórias em Quadrinhos como recurso didático e pedagógico para estudantes camponeses, de uma universidade pública brasileira. Tem como metodologia o Experimento Didático-Formativo e observação das aulas de Histórias em Quadrinhos realizadas com estudantes camponeses. O experimento desenvolvido permitiu compreender que a aprendizagem desenvolvida ao longo da atividade de estudo proposta aos educandos (produção de histórias em quadrinhos) tornou-se eficiente, na medida em que conseguiram desenvolver etapas dessa atividade com mais autonomia, sem a ajuda do docente da disciplina, o que revela que conseguiram (alguns com mais facilidade, outros nem tanto) formar conceitos, promovendo o pensamento teórico e, consequentemente, a transformar as suas realidades a partir da compreensão que eles têm da essência do campo brasileira (e não apenas a aparência), como ficou evidente em suas histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Cunha Araujo, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Artes Visuais pela UFU. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (IARTE/UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq PQ-2.

Rosane Gomes de Araújo Martins, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música pela UFNT. Professora da rede pública do Estado de Mato Grosso.

Referências

AQUINO, O. F. O Experimento Didático-Formativo: contribuições de L. S. Vigotski, L. V. Zankov e V. V. Davídov. In: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs.). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017, p. 323-350.

AQUINO, O. F. O experimento didático-formativo: contribuições para a pesquisa em didática desenvolvimental. Uberaba: UNIUBE, 2015.

ARAÚJO, G. C.; MIGUEL, J. C.; ARAÚJO, R. G. Aesthetic Literacy in Young People’s and Adults’ Awareness From a Developmental Learning Perspective. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.638920

ARAÚJO, G. C. A Pesquisa em Ciências Humanas na Perspectiva Histórico-Cultural. In: Letramento Estético na EJA e na Educação do Campo. São Paulo: Editora Oficina Universitária, p. 42-130, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.36311/2020.978-65-5954-003-7

ARAÚJO, G. C.; COSTA, M. A.; COSTA, E. B. As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático-pedagógico. A Margem, Uberlândia, ano 1, n. 2, p. 26-36, 2008.

ARAÚJO, G. C. Dialogando com a linguagem visual das histórias em quadrinhos em sala de aula. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, v. 6, n. 12, p. 303-317, jul./dez. 2013.

ARAÚJO, G. C.; MIGUEL, J. C. As histórias em quadrinhos nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos da Educação do Campo: uma proposta de letramento estético. Interfaces da Educação, v. 11, n. 32, p. 632-661, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4232

ARAÚJO, G. C. O Ensino de Arte na Educação de Jovens e Adultos: Uma Experiência em Cuiabá-MT. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação. Cuiabá-MT, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1517-97022015051839

ARAÚJO, G. C. Arte/educação no Campo: algumas reflexões. In: SILVA, C.; AIRES, H. Q. P.; MIRANDA, C. F.; OLIVEIRA, U. F. (orgs). Educação do Campo, Artes e Formação Docente. Palmas: EDUFT, 2016, p. 147-167.

ARROYO, M. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno Cedes, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176, mai./ago. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000200004

CALDART, R. S. Sobre a Educação do Campo. In: SANTOS, C. A. (org.). Por uma Educação do Campo: campo, políticas públicas, educação. Brasília: INCRA/MDA, 2008, p. 67-86.

CÓRDOVA, F. P.; SILVEIRA, D. T. A Pesquisa Científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.

DAVÍDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. [1988]. Disponível em: http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5146/material/Davydov. Acesso em: 16 de abril de 2023.

DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscou: Editorial Progresso, 1978.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria prática em educação popular. Petrópolis: Editora Vozes, 1989.

LIBÂNEO, J. C. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar em Revista, n. 24, p. 113-147, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.352

LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, p. 5-24, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000300002

LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Revista Educativa-Revista de Educação, v. 19, n. 2, p. 353-387, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5391

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vygotsky, Leontiev, Davydov - três aportes teóricos para a teoria histórico-cultural e suas contribuições para a didática. Goiás, 2011.

LURIA, A. R. Vigotski. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006, p. 21-38.

PAIVA, J.; HADDAD, S.; SOARES, L. J. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Revista Brasileira de Educação, v. 24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240050

PUENTES, R. V. V. Davidov e V. V. Repkin: aproximações e distanciamentos a respeito da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Educação em Análise, Londrina, v. 7, n. 1, p. 28–57, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2022v7n1p28

PUENTES, R. V.; AMORIM, P. A.; CARDOSO, C. G. Didática desenvolvimental da atividade: contribuições de VV Repkin ao sistema Elkonin-Davidov. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, p. 267-286, 2017.

PUENTES, R. V. Didática desenvolvimental da atividade: o sistema Elkonin-Davidov (1958-2015). Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 20-58, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv1n1a2017-2

PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. Escola e didática desenvolvimental: seu campo conceitual na tradição da teoria histórico-cultural. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, p. 247-271, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982013005000004

PUENTES, R. V. Uma nova abordagem da Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental. Educação, Santa Maria, n. 44, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644437312

SANTOS, L. A.; OLIVEIRA, M. R. As Hqs como ferramentas de incentivo à leitura e à produção textual. Revista de Letras Norte@mentos, Sinop, v. 9, n. 18, 2016.

SFORNI, M. S. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação & Realidade, Campinas, v. 40, p. 375-397, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623645965

SILVA, C. Políticas Públicas para Educação do Campo: uma luta dos povos do campo. Tocantinópolis: s/n, 2014.

SILVA, C. Pedagogia da alternância: práticas de letramentos em uma escola família agrícola brasileira. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11612/854. Acesso em: 17 de setembro de 2023.

SOUZA, V. L. T.; ANDRADA, P. C. Contribuições de Vigotski para a compreensão do psiquismo. Estud. psicol., Campinas, v. 30, n. 3, p. 355-365, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2013000300005

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Conselho Universitario. Resolução Nº 28, de 08 de outubro de 2020. Dispõe acerca das Diretrizes Gerais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas da UFT, Ensino Remoto (Online) e Ensino Híbrido, durante o período emergencial decorrente do coronavírus (Covid-19). Disponível em: http://www.uft.edu.br/centroengenharias/wp-content/uploads/2014/02/Normas-Bibliograficas-1.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2023.

VIGOTSKI, L. Psicologia pedagógica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Ridendo Castigat Mores, 2001.

ZAMPERETTI, M. P. Artes visuais e ensino remoto: paroxismo nas interações em tempos de pandemia. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 29, p. 37-53, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5965/2175234613292021037

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

ARAUJO, Gustavo Cunha; MARTINS, Rosane Gomes de Araújo. Histórias em quadrinhos produzidas por estudantes camponeses e indíngenas: um estudo a partir da teoria histórico-cultural . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/235809252812024e03693. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23693. Acesso em: 1 set. 2024.