Meu horizonte de bordo: reflexões acerca da construção de sentido e dos desafios em uma prática teatral na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020277Palavras-chave:
escuta, pedagogia do teatro, comunidadeResumo
O presente relato visa a partilhar a experiência vivida pelo autor em uma prática de teatro na comunidade vivenciada no ano de 2013, no Nordeste brasileiro, com crianças e adolescentes. Neste percurso, discorre sobre os vínculos institucionais que possibilitaram esses encontros e aponta como estes mesmos vínculos também implicaram em desafios devido aos desejos da instituição promotora. Com isto, reflete, inicialmente, sobre as questões que permeiam a construção de sentido na prática desenvolvida, observando possíveis ecos que os pensamentos de Paulo Freire trouxeram ao trabalho realizado. Por fim, conjectura sobre a busca da transição de um “teatro para comunidade” a um “teatro por comunidade”.
Downloads
Referências
ALVES, Efigênia. Meu caderno de bordo. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2012.
APDMCE. XII Congresso dos amigos da leitura XIII Bienal Internacional do livro do Ceará. 12 ago. 2019. Disponível em:
<https://www.apdmce.com.br/xii-congresso-dos-amigos-da- leitura-xiii-bienal-internacional-do-livro-do-ceara/> Acesso em: 14 abr. 2020a.
APDMCE. Eu sou cidadão – amigos da leitura. Disponível em: < https://www.apdmce.com.br/eu-sou-cidadao/> Acesso em: 14 abr. 2020b.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2004a.
. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004b.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Teatro e comunidade. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (orgs). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 173-185.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.