Meu horizonte de bordo: reflexões acerca da construção de sentido e dos desafios em uma prática teatral na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020277Keywords:
escuta, pedagogia do teatro, comunidadeAbstract
O presente relato visa a partilhar a experiência vivida pelo autor em uma prática de teatro na comunidade vivenciada no ano de 2013, no Nordeste brasileiro, com crianças e adolescentes. Neste percurso, discorre sobre os vínculos institucionais que possibilitaram esses encontros e aponta como estes mesmos vínculos também implicaram em desafios devido aos desejos da instituição promotora. Com isto, reflete, inicialmente, sobre as questões que permeiam a construção de sentido na prática desenvolvida, observando possíveis ecos que os pensamentos de Paulo Freire trouxeram ao trabalho realizado. Por fim, conjectura sobre a busca da transição de um “teatro para comunidade” a um “teatro por comunidade”.
Downloads
References
ALVES, Efigênia. Meu caderno de bordo. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2012.
APDMCE. XII Congresso dos amigos da leitura XIII Bienal Internacional do livro do Ceará. 12 ago. 2019. Disponível em:
<https://www.apdmce.com.br/xii-congresso-dos-amigos-da- leitura-xiii-bienal-internacional-do-livro-do-ceara/> Acesso em: 14 abr. 2020a.
APDMCE. Eu sou cidadão – amigos da leitura. Disponível em: < https://www.apdmce.com.br/eu-sou-cidadao/> Acesso em: 14 abr. 2020b.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2004a.
. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004b.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Teatro e comunidade. In: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (orgs). Cartografias do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009, p. 173-185.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.