Fazendo Drama com crianças
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521212019083Palavras-chave:
drama, Educação Infantil, estágioResumo
A abordagem pedagógico-teatral do Drama, quando integrada aos planejamentos para a Educação Infantil, pode ampliar as experiências criadas pelas crianças e contribuir com o fortalecimento de vínculos e o protagonismo infantil nas vivências. O presente artigo propõe uma breve reflexão a respeito das possibilidades do Drama resultantes das vivências de estágio realizadas no ano de 2017, em Florianópolis, com um grupo de 22 crianças, com idades entre 4 e 5 anos e 11 meses, que vivenciou as propostas de um projeto de docência alicerçado na estrutura de um processo de Drama. As reflexões aqui propostas buscam inspirar docentes que atuam na Educação Infantil a experimentarem a articulação entre a Pedagogia e o Teatro em seu trabalho, de forma a contribuir com a formação de sujeitos mais críticos e transformadores das realidades em que estão inseridos.Downloads
Referências
BARBIERI, Nicole Pacheco. “Criança adora um Drama!”: a abordagem pedagógico-teatral do Drama como possibilidade para Experiências na Educação Infantil. 2018. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. 542 p. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao- basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 01 out. 2018.
DELGADO, Ana Cristina Coll. A emergência da Sociologia da Infância em Portugal. Revista Educação: Cultura e Sociologia da Infância. São Paulo, v. 1, n. 1, mar., 2013. p.14-27.
PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na Educação Infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. 2015. 296 f. Tese (Doutorado) - Curso de Teatro, Programa de Pós- graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
. Teatro na Educação Infantil: em busca de possibilidades. In: ANPED SUL, 10., 2014a, Florianópolis. Trabalhos Completos. Florianópolis: X Anped Sul, 2014. p. 1 - 16. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1783-
pdf>. Acesso em: 28 fev. 2018.
. Drama como uma possibilidade teatral na Educação Infantil. Revista Aspas, [s.l.], v. 4, n. 2. Universidade de São Paulo: São Paulo, 8 dez., 2014b. p.68-79.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Para encantar é preciso encantar- se: Danças circulares na formação de professores. Caderno Cedes. Campinas, v. 30, n. 80, jan., 2010. p.40-55.
TENTOTI, Natali. Mitologia das Flores. São Paulo: Vergara & Riba,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.