Fazendo Drama com crianças

Autores/as

  • Nicole Pacheco Barbieri Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019083

Palabras clave:

drama, Educação Infantil, estágio

Resumen

A abordagem pedagógico-teatral do Drama, quando integrada aos planejamentos para a Educação Infantil, pode ampliar as experiências criadas pelas crianças e contribuir com o fortalecimento de vínculos e o protagonismo infantil nas vivências. O presente artigo propõe uma breve reflexão a respeito das possibilidades do Drama resultantes das vivências de estágio realizadas no ano de 2017, em Florianópolis, com um grupo de 22 crianças, com idades entre 4 e 5 anos e 11 meses, que vivenciou as propostas de um projeto de docência alicerçado na estrutura de um processo de Drama. As reflexões aqui propostas buscam inspirar docentes que atuam na Educação Infantil a experimentarem a articulação entre a Pedagogia e o Teatro em seu trabalho, de forma a contribuir com a formação de sujeitos mais críticos e transformadores das realidades em que estão inseridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nicole Pacheco Barbieri, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, desenvolve pesquisas acerca da articulação entre a arte e a experiência na infância.

Citas

BARBIERI, Nicole Pacheco. “Criança adora um Drama!”: a abordagem pedagógico-teatral do Drama como possibilidade para Experiências na Educação Infantil. 2018. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. 542 p. Disponível em: <http://portal.mec. gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao- basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 01 out. 2018.

DELGADO, Ana Cristina Coll. A emergência da Sociologia da Infância em Portugal. Revista Educação: Cultura e Sociologia da Infância. São Paulo, v. 1, n. 1, mar., 2013. p.14-27.

PEREIRA, Diego de Medeiros. Drama na Educação Infantil: experimentos teatrais com crianças de 02 a 06 anos. 2015. 296 f. Tese (Doutorado) - Curso de Teatro, Programa de Pós- graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

. Teatro na Educação Infantil: em busca de possibilidades. In: ANPED SUL, 10., 2014a, Florianópolis. Trabalhos Completos. Florianópolis: X Anped Sul, 2014. p. 1 - 16. Disponível em: <http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1783-

pdf>. Acesso em: 28 fev. 2018.

. Drama como uma possibilidade teatral na Educação Infantil. Revista Aspas, [s.l.], v. 4, n. 2. Universidade de São Paulo: São Paulo, 8 dez., 2014b. p.68-79.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Para encantar é preciso encantar- se: Danças circulares na formação de professores. Caderno Cedes. Campinas, v. 30, n. 80, jan., 2010. p.40-55.

TENTOTI, Natali. Mitologia das Flores. São Paulo: Vergara & Riba,

Publicado

2019-09-18

Cómo citar

BARBIERI, Nicole Pacheco. Fazendo Drama com crianças. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 82–99, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019083. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15255. Acesso em: 3 jul. 2024.