AULA DE ARTE SEM PROFESSOR DE ARTE: APONTAMENTOS DE UMA REALIDADE GAÚCHA

Autores

  • Paola de Farias Oppitz

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092517172017136

Palavras-chave:

professor de artes sem formação , disciplina de artes em escolas públicas , formação acadêmica

Resumo

Este artigo pretende discutir a situação da disciplina de Arte nas escolas públicas, geridas pelo estado do Rio Grande do Sul, levando em conta que, em várias dessas escolas, quem leciona a disciplina é um professor sem formação acadêmica para tal. O trabalho traz uma reflexão a respeito da proposta do Governo Federal com a Medida Provisória 746/2016, que altera a Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como discute de que maneira a MP pode refletir na realidade das escolas públicas. A lei permite que professores da Educação Básica, sendo profissionais com notório saber, reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino, possam ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação. O artigo aborda, ainda, temas como a valorização do professor com formação em Arte, a importância da presença desse profissional em sala de aula e a preocupação com a formação básica do aluno na visão da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em diálogo com questões levantadas no livro Em defesa da escola – uma questão pública, de Masschelein e Simons, tendo como foco principal o capítulo 4, intitulado Domando o professor, em que os autores discorrem sobre as possibilidades de o professor ser domado pelas circunstâncias da instituição escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L9394.htm.

BRASIL. Medida Provisória 746/2016. Altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional e propõe a reforma do ensino médio. Disponível em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Coletânea de

Leis, Decretos e Atos Normativos da Educação Federal e Estadual, 13º coletânea, Porto Alegre: CORAG, 2014.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas: Papirus Editora, 2003.

MASSCHELEIN, Jan e SIMONS, Marten. A pedagogia, a democracia e a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

MASSCHELEIN, Jan e SIMONS, Marten. Em defesa da escola – Uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PENNAC, Daniel. Diário de Escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

OPPITZ, Paola de Farias. AULA DE ARTE SEM PROFESSOR DE ARTE: APONTAMENTOS DE UMA REALIDADE GAÚCHA. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 136–145, 2017. DOI: 10.5965/2358092517172017136. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/11651. Acesso em: 22 nov. 2024.