AULA DE ARTE SEM PROFESSOR DE ARTE: APONTAMENTOS DE UMA REALIDADE GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092517172017136Palavras-chave:
professor de artes sem formação , disciplina de artes em escolas públicas , formação acadêmicaResumo
Este artigo pretende discutir a situação da disciplina de Arte nas escolas públicas, geridas pelo estado do Rio Grande do Sul, levando em conta que, em várias dessas escolas, quem leciona a disciplina é um professor sem formação acadêmica para tal. O trabalho traz uma reflexão a respeito da proposta do Governo Federal com a Medida Provisória 746/2016, que altera a Lei 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como discute de que maneira a MP pode refletir na realidade das escolas públicas. A lei permite que professores da Educação Básica, sendo profissionais com notório saber, reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino, possam ministrar conteúdos de áreas afins à sua formação. O artigo aborda, ainda, temas como a valorização do professor com formação em Arte, a importância da presença desse profissional em sala de aula e a preocupação com a formação básica do aluno na visão da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, em diálogo com questões levantadas no livro Em defesa da escola – uma questão pública, de Masschelein e Simons, tendo como foco principal o capítulo 4, intitulado Domando o professor, em que os autores discorrem sobre as possibilidades de o professor ser domado pelas circunstâncias da instituição escolar.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2008.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L9394.htm.
BRASIL. Medida Provisória 746/2016. Altera a lei de diretrizes e bases da educação nacional e propõe a reforma do ensino médio. Disponível em http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126992
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, Coletânea de
Leis, Decretos e Atos Normativos da Educação Federal e Estadual, 13º coletânea, Porto Alegre: CORAG, 2014.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. Campinas: Papirus Editora, 2003.
MASSCHELEIN, Jan e SIMONS, Marten. A pedagogia, a democracia e a escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
MASSCHELEIN, Jan e SIMONS, Marten. Em defesa da escola – Uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
PENNAC, Daniel. Diário de Escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.