Educação musical nas escolas brasileiras: Retrospectiva histórica e Tendências pedagógicas atuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092504042006115Resumen
.Descargas
Citas
BEYER, Esther. A Educação Musical sob a Perspectiva de uma Construção Teórica: uma análise histórica. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, p.5-25, maio 1993.
BIGGE, Morris L. Teorias da Aprendizagem para Professores. São Paulo: E.P.U., 1977. 370p.
CHOSKY, L.; ABRANSOM, R.; GILLEPIE, A. Et al. Teaching Music in the Twenty Century. New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 1986. 343p.
FONTERRADA, Marisa. A Educação Musical no Brasil – Algumas Considerações, Anais - II Encontro Anual: ABEM, Porto Alegre, p.69-83, maio 1993.
FONTERRADA, Marisa. Música, Conhecimento e História: um exercício de contraponto. Anais - 1º Encontro Anual: ABEM, Porto Alegre, p.47- 57, dez 1992.
HARGREAVES, David J. Teoria e Prática em Educação Musical: uma Perspectiva Britânica, Anais - 1º Encontro Anual: ABEM, Porto Alegre, p.12-23, dez 1992. Trad. Diana Santiago.
HENTSCHKE, Liane. A Adequação da Teoria Espiral como Teoria de Desenvolvimento Musical. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, n.1, p.47-70, maio 1993.
HENTSCHKE, Liane. Relações da Prática com a Teoria na Educação Musical. Anais - II Encontro Anual da ABEM, Porto Alegre, p.49-67, maio 1993b.
KATER, Carlos. Aspectos Educacionais do Movimento Música Viva. Revista da ABEM, n.1, Ano I, p.22-34, maio 1992.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola Pública: A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 1987. 149 p.
OLIVEIRA, Alda de Jesus. A Educação Música No Brasil: ABEM. Revista da ABEM, n.1, Ano I, p.35- 40, maio 1992.
PAYNTER, John. Sound and Silence: classroom projects in creative music. Cambridge: Cambridge University Press, 1970.
PENNA, Maura. Reavaliações e Buscas em Musicalização. São Paulo: Loyola, 1990. 85 p.
SANTOS, Regina M. S. A Natureza da Aprendizagem Musical e suas Implicações Curriculares - análise comparativa de quatro métodos. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, p.7-112, junho 1994.
SANTOS, Regina M. S. Repensando o Ensino de Música. Cadernos de Estudo: Educação Musical, Belo Horizonte, p.31-52, agosto 1990.
SANTIAGO, Diana. Processos da Educação Musical Instrumental, ANAIS - III Encontro Anual da ABEM, Salvador, p. 215-31 junho 1994.
SOUZA, Jusamara. Funções e Objetivos da Aula de Música Vistos e Revistos Através da Literatura dos Anos Trinta. Revista da ABEM, n.1, Ano I, p.12-21, maio 1992.
SWANWICK, Keith. A Basis for Music Education. London: Routledge, 1979, 122p.
SWANWICK, Keith. Music, Mind and Education. London: Routledge, 1988, 161p.
SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intituion Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994.
SWANWICK, Keith. Permanecendo Fiel à Música na Educação Musical. ANAIS - II Encontro da ABEM, Porto Alegre, p.19-32, maio 1993. Trad. Diana Santiago.
TOURINHO, Irene. Usos e Funções da Música na Escola Pública de 1º Grau. Fundamentos da Educação Musical, Porto Alegre, n.1, p.91-133, maio 1993.
TOURINHO, Irene. Música e Controle: necessidade e utilidade da música nos ambientes ritualísticos das instituições escolares, Em Pauta, Porto Alegre, p.67-78, 1993b.
TORRES, Rosa María. Que (e como) é necessário aprender? Campinas: Papirus, 1994. Trad. Talia Bugel. 158p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.