Mestre Agenor Abreu: a trajetória de formação de um professor de música piauiense

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e04698

Palabras clave:

Cultura piaiense, História da Educação Musical, Mestre Agenor Abreu

Resumen

Este estudo tem como objetivo refletir sobre a formação do mestre da cultura popular Agenor Abreu, como músico e sua atuação docente. O instrumento de coleta de dados utilizado aqui consiste em entrevistas narrativas realizadas com o professor. A perspectiva teórica está fundamentada nos conceitos de folclore de Cascudo (2005) e aprendizagem formal, não formal e informar de Libâneo (2010) e Gohn (2010). Foi possível compreender que Agenor começou a aprender música na infância de modo informal e, na vida adulta, teve contato com o ensino formal dessa arte. Em sua atuação como docente, o músico buscou trabalhar o repertório tradicional de seu estado de origem (Piauí), todavia, com uma abordagem diferente da empregada pelos músicos populares. Por fim, conclui-se que mestres de cultura popular, tais como Agenor Abreu, guardam consigo uma parcela dos saberes de suas regiões. Infelizmente sem registros adequados, esses conhecimentos podem se perder.

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Biografía del autor/a

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ (Conceito CAPES 7), com período de estágio e aperfeiçoamento no exterior financiado pela CAPES - exercido na Universidad Alcalá de Henares (Madri - Espanha) -, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis - Rio de Janeiro, Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho. Fez os cursos de graduação em Música (piano) e Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música também no CBM-CEU e o de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro SEEDUC. Atuou como regente coral do sistema PETROBRAS (2008-2014), como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do CBM-CEU. Hoje trabalha como avaliador do Ministério da Educação - MEC/INEP nos processos de regulação para autorização e reconhecimento de cursos de graduação e professor da Universidade Federal do Piauí.Tem artigos publicados em congressos acadêmicos internacionais e em periódicos científicos do Brasil, Espanha, Portugal, México e Argentina

Camila Betina Ropke, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Camila é natural de São Bento do Sul/SC, cidade na qual iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Graduou-se em Licenciatura em Música pela EMBAP, onde concluiu também uma especialização em Educação Musical. É mestre em educação musical pela UFRGS e doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Possui experiência com ensino de instrumento musical (flauta transversal, flauta doce e piano), teoria musical, musicalização infantil e musicalização de bebês. Atuou também como professora de música em escolas de Educação Básica. Atualmente é professora na Universidade Federal do Piauí.

Citas

ABREU, Agenor. Entrevista. Entrevista em modo remoto concedida à Camila Betina Röpke. Teresina, 15 de abril de 2021a.

ABREU, Agenor. Entrevista. Entrevista em modo remoto concedida à Camila Betina Röpke. Teresina, 01 de maio de 2021b.

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Publicado

2024-08-27

Cómo citar

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; ROPKE, Camila Betina. Mestre Agenor Abreu: a trajetória de formação de um professor de música piauiense. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/235809252812024e04698. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24698. Acesso em: 1 sep. 2024.