Mestre Agenor Abreu: the trajectory of formation of a Piauiense music teacher.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/235809252812024e04698

Keywords:

Cultura piaiense, História da Educação Musical, Mestre Agenor Abreu

Abstract

This study aims to reflect on the formation of the master of popular culture Agenor Abreu as a musician and his teaching performance. The data collection instrument used here consists of semi-structured interviews conducted with the master. The theoretical perspective is based on Cascudo’s (2005) folklore concepts and formal, non-formal, and informal learning from Libâneo (2010) and Gohn (2010). It was possible to understand that Agenor began to learn music informally in childhood and in adulthood had contact with the formal teaching of this art. In his teaching performance, he sought to work with the traditional repertoire of his home state, however, with a different approach from that employed by popular musicians from the interior. Finally, it is concluded that popular culture masters, such as Agenor, carry with them a portion of the knowledge of their regions and without adequate registration, this knowledge can be lost.

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Author Biographies

Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ (Conceito CAPES 7), com período de estágio e aperfeiçoamento no exterior financiado pela CAPES - exercido na Universidad Alcalá de Henares (Madri - Espanha) -, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis - Rio de Janeiro, Especialista em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Gama Filho. Fez os cursos de graduação em Música (piano) e Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Música também no CBM-CEU e o de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Nove de Julho. Foi membro da equipe que elaborou o currículo de Artes/Música da rede de escolas da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro SEEDUC. Atuou como regente coral do sistema PETROBRAS (2008-2014), como Coordenador Geral Acadêmico e professor dos cursos de graduação e pós-graduação do CBM-CEU. Hoje trabalha como avaliador do Ministério da Educação - MEC/INEP nos processos de regulação para autorização e reconhecimento de cursos de graduação e professor da Universidade Federal do Piauí.Tem artigos publicados em congressos acadêmicos internacionais e em periódicos científicos do Brasil, Espanha, Portugal, México e Argentina

Camila Betina Ropke, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Camila é natural de São Bento do Sul/SC, cidade na qual iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade. Graduou-se em Licenciatura em Música pela EMBAP, onde concluiu também uma especialização em Educação Musical. É mestre em educação musical pela UFRGS e doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Possui experiência com ensino de instrumento musical (flauta transversal, flauta doce e piano), teoria musical, musicalização infantil e musicalização de bebês. Atuou também como professora de música em escolas de Educação Básica. Atualmente é professora na Universidade Federal do Piauí.

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Published

2024-08-27

How to Cite

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do; ROPKE, Camila Betina. Mestre Agenor Abreu: the trajectory of formation of a Piauiense music teacher. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 28, n. 01, 2024. DOI: 10.5965/235809252812024e04698. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24698. Acesso em: 3 dec. 2024.