A articulação de três tempos para a construção de um espaço de escuta: teatro com jovens em situação de cárcere
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521222019101Palabras clave:
teatro, pedagogia, jovens, cárcereResumen
No presente artigo, compartilha-se o trabalho desenvolvido com jovens em situação de cárcere, que cumpriam medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (CASEF), da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul. Ao buscar trabalhar com o passado das jovens, através da prática, compreendeu-se a potência do trabalho com as noções de presente e futuro, somando-se à de passado, na construção de espaços necessários de escuta.
Descargas
Citas
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm>. Acesso
em: 20 de setembro de 2019.
. Lei Maria da Penha. Lei N.°11.340, de 7 de Agosto de 2006. Disponível: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm> Acesso em: 20 de setembro de 2019.
CONCILIO, Vicente. Baden Baden: Modelo de ação e encenação no processo com a peça didática de Bertold Brecht. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História Oral e Narrativa: tempo, memória e identidades. História Oral (Rio de Janeiro), São Paulo, v. 6, p. 9-26, 2003.
FACHINETTO, Rochele Fellini. A “casa de bonecas”: um estudo de caso sobre a unidade de atendimento socioeducativo feminino no RS. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 224, 2008.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 7 ed. – Curitiba: Editora Positivo, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FUNDAÇÃO de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul. Unidades. Disponível em: <http://www.fase.rs.gov.br/wp/>. Acesso em: 20 de setembro de 2019.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro em comunidades. In: FLORENTINO, Adilsom; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro: das ideias às práticas. Uberlândia: UDUFO, 2008.
OMAR, Amanda C. S; BARBOSA, D. J. M. L.; SCHULZE, G.
B. Abordagem Triangular e performance: reflexões e possibilidades pedagógicas na sala de aula. In: REVISTA GEARTE. v. 4, p. 295-306, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.